Muitos ativistas ambientais e especialistas em sustentabilidade vêm repetindo incessantemente que “não há Planeta B“. No entanto, ao mesmo tempo que fazem esse alerta, eles ressaltam que ainda é possível mudar o destino da Terra.

Para isso, é fundamental estabelecer metas e ações concretas de forma global para promover e impulsionar as mudanças necessárias. O programa Ambição 2030, apresentado recentemente pela Rede Brasil do Pacto Global, desempenha um papel crucial nesse contexto.

Continue a leitura e conheça mais sobre essa iniciativa fundamental para o futuro do nosso planeta!

O que é o Programa Ambição 2030?

Ambição 2030 é um programa lançado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Ele é composto por 7 movimentos estratégicos criados para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quais são os movimentos que compõem o programa Ambição 2030?

Conheça os 7 movimentos que compõem o Ambição 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos quais estão relacionados.

1. Elas Lideram 2030

A igualdade de gênero (ODS 5) é considerada crucial para alcançar todos os outros ODS. O movimento Elas Lideram 2030 estabeleceu metas concretas para os negócios comprometidos com a equidade de gênero.

Nesse sentido, cada empresa signatária se compromete a ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030. Além disso, espera-se que, até 2030, 1.500 empresas estejam comprometidas com o programa e que mais de 11.000 mulheres ocupem posições de alta liderança.

2. +Água

O movimento +Água busca acelerar a universalização do saneamento e a segurança hídrica no Brasil, contribuindo para o ODS 6 (água potável e saneamento). Seu objetivo é impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. Para isso, foram definidas as seguintes metas para 2030:

  • 99% de pessoas com acesso à água potável;
  • 90% de esgoto coletado e tratado;
  • 50% de reflorestamento das áreas críticas;
  • 25% de aumento na eficiência do uso da água nos processos produtivos.

3. Salário Digno

Este movimento visa garantir 100% de salário digno para todos os trabalhadores, promovendo metas relacionadas ao ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico).

Para alcançar esse objetivo, as empresas signatárias se comprometem a garantir que 100% dos funcionários, contratados e terceirizados, tenham salário digno até 2030.

4. Raça é Prioridade

No contexto da redução das desigualdades (ODS 10), o movimento Raça é Prioridade trabalha para promover a representatividade de pessoas negras em cargos de liderança. O movimento espera que, até 2030, pelo menos 1.500 empresas estejam comprometidas em ter 50% de pessoas negras em posição de liderança na organização.

5. Ambição Net Zero

O movimento estabelece compromissos relacionados às mudanças climáticas (ODS 13), especialmente a redução de 2 gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas. Para isso, as empresas signatárias devem:

  • publicar anualmente um inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE);
  • reduzir as emissões de GEE com base nos critérios da Science Based Targets (SBTi).

6. Transparência 100%

O movimento Transparência 100% busca promover a integridade e transparência corporativa, alinhando-se ao ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Os compromissos assumidos pelas empresas são:

  • 100% de transparência das interações com a administração pública;
  • remuneração 100% íntegra da alta administração;
  • 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade;
  • 100% de transparência da estrutura de Compliance e governança;
  • 100% de transparência sobre os canais de denúncias.

7. Mente em Foco

Esse movimento foca na saúde mental e visa que mil empresas tenham programas estruturantes de saúde mental até 2030, contribuindo para o ODS 3 (saúde e bem-estar). Para isso, as empresas devem:

  • ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;
  • oferecer orientação e manejo de crises;
  • garantir a avaliação permanente dos colaboradores;
  • manter gestores engajados;
  • criar um programa anti-estigma;
  • promover ações de incentivo à saúde mental.

O programa Ambição 2030 surge como uma resposta necessária para acelerar o progresso em direção aos ODS da Agenda 2030 da ONU. Ao unir o setor corporativo brasileiro em torno de 7 movimentos estratégicos, ele reflete a conscientização crescente de que as empresas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e igualitário.

Gostou de saber mais sobre o programa Ambição 2030? Aproveite para dividir o conhecimento compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!