Você sabe que aprender mais sobre saneamento é muito importante para o desenvolvimento da nossa sociedade. Afinal, estamos falando de um assunto que afeta diretamente as nossas vidas e o meio ambiente. O que talvez vocês não saiba é que isso pode ser uma atividade prazerosa.
Conhecer mais sobre esse assunto prepara as pessoas para questionarem a situação como vivem e valorizarem os serviços quando estão disponíveis na sua região. Se não há um saneamento básico adequado em uma comunidade, por exemplo, a qualidade de vida dessa população é afetada. Por isso, conscientizar-se sobre esse tema é tão relevante.
Estamos acostumados a ver essa questão sendo tratada por professores, que incluem pautas sobre o saneamento em suas disciplinas; por jornalistas, que produzem reportagens evidenciando o cenário dos serviços no país; por empresas, que abraçam a causa da sustentabilidade, etc. Mas você também pode buscar ampliar seu conhecimento e aprender mais sobre saneamento com algumas dicas que vamos dar.
A seguir, vamos apresentar 10 indicações para você aprender mais sobre o tema. Tratam-se de filmes, portais, blogs e livros que abordam a questão do saneamento básico. Confira!
1 . A realidade do saneamento básico no país
“A realidade do saneamento básico no país” é um documentário produzido pelo Instituto Trata Brasil e pela Kurundu Filmes, que mostra cenários reais de importantes cidades brasileiras.
O filme mostra a triste realidade que o Brasil ainda enfrenta quando o assunto é coleta e tratamento de esgoto, bem como o tratamento da água. Personalidades como Maurício de Sousa, Lars Grael e Daiane dos Santos, além de especialistas do Instituto Trata Brasil trazem as suas opiniões sobre o tema.
2. A luta pelo básico: saneamento salvando vidas
Outra produção feita em parceria entre o Instituto Trata Brasil e a Kurundu Filmes é o documentário “A luta pelo básico: saneamento salvando vidas”. Esse filme foi produzido em comemoração aos 10 anos do Instituto Trata Brasil, em 2017.
A abordagem do documentário versa sobre a importância do tratamento da água e do esgoto nas comunidades mais carentes e vulneráveis. Também é mostrado como a população ainda precisa lutar por algo que deveria ser fornecido como um direito básico.
3. Saneamento básico: o filme
Atores consagrados como Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Tonico Pereira e Paulo José estrelam “Saneamento básico: o filme”, longa-metragem produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e escrito por Jorge Furtado.
O filme se passa na Linha Cristal, uma pequena vila na Serra Gaúcha, onde vivem descendentes de colonos italianos. Na história, os moradores da vila se reúnem para construir uma fossa de tratamento de esgoto na localidade.
A subprefeitura da cidade não tem verba para fazer a fossa, mas dispõe de um valor distribuído para a produção de um filme. Então, os moradores têm a ideia de produzir um vídeo contando a história de um monstro que vive nas obras de construção da fossa, fazendo uma crítica social.
4. Portal BRK Transforma
A BRK Ambiental é uma empresa que tem o propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Um dos pilares de atuação é a mobilização da sociedade em ações sustentáveis e a educação ambiental. Para isso, mantém o portal BRK Transforma, que é um rico canal de informações para quem deseja aprender mais sobre saneamento.
Ao navegar pelo site, você encontrará artigos, infográficos, vídeos, jogos interativos e vários conteúdos interessantes sobre sustentabilidade. Vale a pena acessar todas as abas do portal e descobrir novos conteúdos.
5. Portal do Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e é formado por empresas que se interessam por proteger os recursos hídricos brasileiros e promover melhorias no saneamento básico.
O portal mantido pelo Instituto tem diversas informações interessantes para aprender mais sobre saneamento. Também dispõe de um blog que traz artigos interessantes sobre saneamento, bem como divulga eventos em todo o Brasil que abordam essa temática.
6. Portal Abes
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) não tem fins lucrativos e atua na missão de desenvolver atividades técnicas e científicas, bem como de criar políticas públicas sobre a gestão do saneamento básico e das questões ambientais.
A entidade mantém um portal completo, no qual divulga eventos, publicações, notícias e cursos sobre saneamento básico, além de outros temas relacionados. Trata-se, portanto, de outra excelente fonte sobre o assunto.
7. Saneamento em Pauta
O Saneamento em Pauta é o blog da BRK Ambiental. A plataforma reúne dicas e informações, bem como estudos e dados impactantes sobre saneamento básico. Os textos abordam tudo o que está relacionado a saneamento: meio ambiente, saúde, reciclagem, tratamento de água e esgoto e muito mais.
Há ainda a possibilidade de assinar a newsletter para sempre receber conteúdos do blog em seu e-mail e assim ficar por dentro das últimas publicações.
8. Tópicos de saneamento básico
“Tópicos de saneamento básico” é um livro dividido em dois volumes, escrito por Fernando José de Souza. A obra apresenta os conceitos sobre abastecimento de água, sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem de águas pluviais, manejo do lixo, etc.
De forma didática, o autor introduz esses temas de forma rápida e prática, para quem está começando a estudar sobre o assunto ter noções básicas e poder se aprofundar com leituras complementares.
9. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos
Marcos Von Sperling é um autor tido como referência quando falamos em técnicas de tratamento para esgotos. É dele o livro “Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos”.
A obra é bastante detalhada e traz informações teóricas e práticas sobre como deve ser feito o tratamento da água e dos esgotos nas cidades. Critérios econômicos e técnicos também são considerados em cada uma das alternativas apresentadas no livro.
10. Ilha das Flores
Considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como melhor curta-metragem brasileiro da história, “Ilha das Flores” é um filme escrito e dirigido por Jorge Furtado, tendo a produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.
No curta, é mostrada a jornada de um tomate, que é cultivado em uma fazenda e depois comprado por uma dona de casa no supermercado. Ao perceber que a fruta estava machucada, a mulher o joga no lixo e ele segue para a Ilha das Flores, um aterro de Porto Alegre.
Na Ilha das Flores, os restos de alimentos adequados são dados para os porcos e os inadequados para crianças e mulheres pobres comer. O filme traz uma crítica social forte e mostra como a falta de saneamento e de condições adequadas podem ser maléficas e reforçar as desigualdades sociais.
Essas são as nossas indicações para você aprender mais sobre saneamento. Esperamos que você tenha gostado e que busque por esses materiais. Eles são muito úteis para que se aprenda mais sobre o tema e possa refletir e se conscientizar sobre o assunto.
Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, para que os seus amigos também tenham acesso a essas dicas!
BRK
Related posts
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Excelente artigo com ótimas dicas. Muito obrigado!