Nas duas últimas décadas, o saneamento em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, teve melhoras significativas. Isso aconteceu por conta da concessão dos serviços de água e esgoto para a iniciativa privada, no caso, com a BRK Ambiental.
Os avanços foram tantos que, hoje, o município é reconhecido nacionalmente como uma referência quando o assunto é saneamento básico. O resultado foi obtido em vista das melhorias implantadas na gestão dos serviços de saneamento da cidade, conforme matéria publicada no portal Notícia Capixaba.
A reportagem repercute a edição 2019 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A pesquisa, que analisa o percentual de pessoas que têm acesso ao saneamento básico, deixou Cachoeiro do Itapemirim com a pontuação 482,22, quando a média no país é 468,89.
Quer saber mais sobre como a BRK Ambiental mudou o curso do saneamento em Cachoeiro do Itapemirim? Então, siga a leitura agora mesmo e obtenha mais informações acerca desse tema tão interessante e que serve de inspiração para outras cidades.
A situação do saneamento em Cachoeiro do Itapemirim
A situação dos serviços de água em Cachoeiro do Itapemirim, até 1998, era bem precária. Havia muitos vazamentos e o índice de perdas de água era alto, ao mesmo tempo em que a infraestrutura utilizada era ultrapassada e pouco tecnológica.
Isso tudo resultava em uma falta de água constante em praticamente todos os bairros da cidade. Além do mais, apenas 5% do esgoto era tratado — um indicador extremamente baixo e que pode comprometer o meio ambiente e a saúde da população.
Mais de duas décadas se passaram de lá para cá e, hoje, depois de a iniciativa privada assumir esses serviços, o município coleta 98,40% do esgoto descartado, dos quais 98,47 são tratados.
Já o abastecimento de água é feito para 99,60% da população, que recebe um produto de qualidade em suas casas, como demonstra as pesquisas que atestam o padrão de potabilidade e de consumo, de acordo com as legislações vigentes.
Falando sobre o índice de perda de água, o número passou de 56% para 25,05%. Vale destacar que esse número está bem abaixo da média nacional, que é de 37,98%.
A iniciativa privada e o investimento em saneamento básico
A iniciativa privada foi a grande protagonista nas melhorias dos serviços de saneamento em Cachoeiro do Itapemirim. A cidade capixaba foi uma das primeiras do país a adotar esse tipo de parceria para os serviços de água e esgoto, obtendo grande êxito.
O trabalho da iniciativa privada, como comentamos, iniciou em 1998. A BRK Ambiental está à frente desse projeto há dois anos e deu sequência ao bom trabalho que já era realizado. O objetivo, desde o início, foi o de buscar a universalização dos serviços e manter a excelência nos processos e no atendimento ao cliente.
Para melhorar o saneamento em Cachoeiro do Itapemirim, a iniciativa privada, por meio da BRK Ambiental, é responsável pela gestão do abastecimento de água, da captação à distribuição, e pela gestão da coleta, do afastamento, do tratamento e da disposição final do esgoto.
Além disso, a BRK Ambiental também é responsável pela realização de um trabalho rigoroso de redução de perdas com foco na contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserida.
Toda a evolução apresentada está relacionada ao planejamento e ao investimento de forma bem definida, integrando a área central do município e os seus distritos.
Também é realizado um alto investimento em tecnologia, que deu grande segurança e efetividade à atuação da concessão. São esses recursos que fazem com que o trabalho tenha resultados tão efetivos.
A prestação de serviços da BRK como diferencial para Cachoeiro do Itapemirim
Em Cachoeiro do Itapimirim, a BRK Ambiental é autossustentável em energia, por meio de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), localizada na sede da empresa, na Ilha da Luz. Isso faz com que seja possível gerar energia elétrica suficiente para compensar os gastos com esse insumo, utilizando todas as alternativas disponíveis relacionadas à eficiência energética.
E os serviços vão além do saneamento. O trabalho socioambiental é muito importante para a companhia na cidade. Por isso, existe uma parceria com a Pastoral da Ecologia, que apoia toda a produção de um viveiro de mudas de diversas espécies, e com a Floresta Nacional de Pacotuba (Flona), no Programa Sementes de Pacotuba, que criou um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas visando a recuperação de áreas degradadas no Sul do Espírito Santo.
Por meio desse programa já foram plantadas mais de 40 mil árvores, em 77 hectares, protegendo as nascentes da cidade e o meio ambiente, de modo geral. Além disso, já foram identificadas e marcadas matrizes de 450 árvores, das mais diversas espécies.
O futuro do saneamento em Cachoeiro do Itapemirim
A BRK Ambiental tem o compromisso de continuar sempre evoluindo e melhorando ainda mais o saneamento em Cachoeiro do Itapemirim. Para isso, existe um novo ciclo de investimentos em andamento, que chegará ao total de R$30 milhões até o ano de 2022.
Esse valor será investido em obras de modernização e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. O grande objetivo é atingir a universalização dos serviços de saneamento, com base no contrato de concessão vigente.
Afinal, quando levamos água de qualidade até a população e coletamos e tratamos o esgoto, promovemos impactos muito positivos para a saúde, a educação, o meio ambiente e a geração de emprego e renda. Essa é a forma como vemos o potencial dos nossos serviços e atuamos com base em nosso propósito, que é o de transformar a vida das pessoas, garantindo água e saneamento de qualidade.
Gostou de saber mais sobre o saneamento em Cachoeiro do Itapemirim? Esse é mais um case de sucesso da BRK Ambiental, que mostra como as parcerias entre poder público e a iniciativa privada dão certo.
Com investimentos no setor, é possível revolucionar e universalizar o saneamento nas cidades.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco!
BRK
Related posts