Demorar para identificar vazamentos de água domésticos, que muitas vezes são invisíveis e difíceis de serem encontrados, pode provocar grandes transtornos. Além disso, o impacto no consumo de água é enorme. Litros e mais litros que poderiam ser destinados ao uso das famílias são perdidos em meio a descargas desreguladas e canos danificados.

O desperdício gera um problema para toda a sociedade, mas também pode repercutir diretamente no seu bolso. O volume que é perdido nos vazamentos é marcado pelo hidrômetro. Assim, ele é computado na sua conta de água e pode fazer um estrago no seu orçamento.

Dá para agir antes que o problema tome uma proporção maior. Em vez de esperar aumentos expressivos na conta para investigar se algo vai errado, que tal realizar testes regulares na rede de tubulações da sua residência para prevenir dores de cabeça? Neste post, você vai descobrir como fazer isso!

Quais são os riscos de um vazamento não identificado?

Os problemas provenientes do vazamento de água podem ser uma verdadeira dor de cabeça para toda a família. Abaixo separamos alguns dos transtornos mais comuns.

Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada. Um cano com vazamento de 2 mm escorre 96 mil litros de água em um mês e uma torneira gotejando perde 40 litros de água por dia.

Desperdício de água

Os recursos hídricos são um dos nossos principais meios de subsistência, pois são indispensáveis para a nossa vida. Se você já passou um dia sem abastecimento, sabe muito bem o tamanho do transtorno que a falta de água pode trazer ao dia a dia.

Mas talvez você pense que uma pequena rachadura em um encanamento ou um chuveiro gotejando podem não ser tão significativos. Então, vamos aos cálculos. Uma abertura de apenas 1 milímetro de circunferência é capaz de gastar cerca de 1,6 mil litros de água por dia. No mês, isso significa o desperdício de 48 mil litros, enquanto ao ano são 576 mil litros!

Prejuízo financeiro

A água não chega à nossa casa gratuitamente. Quando pagamos a tarifa de água à empresa de abastecimento, o valor está custeando todos os serviços feitos pela companhia, desde o planejamento do sistema, as obras de construção e manutenção, até os processos de tratamento e distribuição de água na nossa residência. Tudo isso tem custos. Deixar esse recurso ir ralo abaixo gera um grande prejuízo para todos, especialmente para o meio ambiente.

Partindo no cálculo básico de que 2 milímetros de rachadura no cano gera um desperdício de 3,2 mil litros, chegaríamos a um volume de 1.152.000 litros por ano! Se convertermos esses litros de água em dinheiro, podemos afirmar que um furinho de 2 milímetros em um cano poderia causar um belo prejuízo ao longo do ano, na casa das centenas ou até dos milhares de reais.

Deterioração da construção da casa

A água dos vazamentos não identificados normalmente percorre paredes, estragando pinturas, causando mofo e gerando uma umidade que pode comprometer até as estruturas do imóvel. Em alguns casos, é possível que até lajes e telhados cheguem a ceder. Então, os riscos são realmente enormes.

Como identificar vazamentos de água?

1. Faça uma avaliação na sua residência

Faça uma avaliação geral!

Alguns pontos da casa ajudam a denunciar com mais facilidade a ocorrência de um vazamento de água. Assim, avalie o funcionamento de chuveiros, torneiras e vasos sanitários e chame um técnico quando identificar mau funcionamento ou sinais de umidade nas paredes próximas aos equipamentos. O que você deve checar:

  • aparelhos sanitários;
  • torneiras;
  • chuveiros;
  • registros;
  • válvulas de descarga.

2. Torneira ou chuveiro pingando

Esse tipo de vazamento costuma ser fácil de identificar e, muitas vezes, o conserto é simples. Se a torneira for comum, geralmente o problema é resolvido com a troca da vedação. Mas se não for esse o caso, será preciso fazer a troca do reparo todo. Na dúvida, came um especialista.

3. Verifique se a conta de água aumentou

Mesmo quando não dá para ver o vazamento, ele fica claro na conta de água. Se não houver alguma mudança no perfil de consumo da família e mesmo assim perceber as contas mais caras, é sinal de que é preciso começar a procurar por vazamentos.

4. Cheque seu hidrômetro

Cheque o hidrômetro

Para identificar vazamentos de água na casa, uma dica é fechar bem torneiras, chuveiros e não utilizar vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, conferir a medição de hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar.

5. Fique de olho na caixa d’água

Observe a caixa d’água

Às vezes, a origem do vazamento pode estar na caixa d’água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme o problema. Confira:

  • feche o registro de saída do reservatório;
  • feche completamente a torneira da boia;
  • marque no reservatório o nível de água;
  • aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

6. Teste também os vasos sanitários

Faça um teste para identificar vazamentos de água nos vasos sanitários

Para isso, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  • seque a louça do vaso sanitário;
  • com um pedaço de linha, tinta ou papel higiênico, faça um risco na área seca do vaso, logo acima da água;
  • aguarde 30 minutos;
  • se a tinta estiver coberta, ou a linha ou o papel higiênico estiverem molhados, existe vazamento.

Atenção: para fazer esse teste, utilize luvas de borracha.

7. Verifique a piscina

Vazamentos em piscinas também podem ser grandes vilões. Para descobrir se há perda de água marque com uma fita o nível de água atual. Após 24 horas, em condições normais, a piscina não deve perder mais de meio milímetro de água.

É possível fazer também o teste do balde. Em um dos degraus da piscina, coloque um balde com uma pedra para fixá-lo. Coloque água no mesmo nível da água e faça as marcações dos níveis do balde e da piscina. Depois de 24 horas, a piscina não pode estar abaixo do nível do balde.

8. Observe sinais de infiltração e umidade

Rastreie vazamentos de água na rede de encanamento da casa

Infiltrações e umidade em paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água na sua residência. Faça o teste abaixo para confirmar a suspeita:

  • feche todas as torneiras e não utilize os banheiros;
  • trave a boia da caixa d’água e marque o nível de água;
  • aguarde duas horas e verifique o nível da água;
  • se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

9. Cheque todas as entradas de água, mesmo as externas

Identifique vazamentos de água nas instalações abastecidas diretamente pela concessionária

Algumas torneiras e mangueiras da residência podem ser abastecidas sem a intermediação da caixa d’água, recebendo volume diretamente da rede externa. Nesses casos, procure a concessionária que presta os serviços de água na sua cidade para receber orientações. Faça o teste:

  • encha um copo de água;
  • feche o registro;
  • abra uma torneira e espere até a água parar de correr;
  • coloque o copo cheio de água na boca da torneira;
  • se a torneira sugar a água, existe vazamento.

10. Utilize um aparelho de localização de vazamentos

Um dos aparelhos que fazem esse serviço é o geofone. Ele funciona com ultrassom e é capaz de identificar sons que são emitidos por meio da pressão da água em tubulações que estão vazando. Para essa testagem e com outros equipamentos específicos para identificar vazamentos de água pela casa, é preciso contratar um profissional especializado.

O que fazer depois de confirmar um vazamento?

A dica é não demorar para procurar um profissional especializado que possa realizar o reparo. A agilidade na solução do problema faz muita diferença. Como vimos, um vazamento de 2 milímetros em um cano da sua casa é capaz de desperdiçar 96 mil litros de água no período de um mês. Melhor não deixar para depois, né?

Após o reparo, faça a leitura do hidrômetro no mesmo horário durante três dias para se certificar de que o problema foi resolvido.

E se o vazamento for na rua, como proceder?

Quando o vazamento ocorre fora da residência, a responsabilidade pelo reparo passa a ser da concessionária que opera a rede de abastecimento.

Sempre que identificar alguma ocorrência do tipo, você deve notificar a empresa que presta o serviço de água para que providencie o conserto.

Por aqui, reunimos algumas sugestões de testes simples e rápidos que você mesmo pode fazer para identificar vazamentos de água na sua casa e parar de vez com o desperdício.

Evite sustos na conta! Realize as vistorias e testes e, caso suspeite de algum vazamento na parte interna do imóvel, chame um especialista para consertar. Contamos com você!

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus contatos a não perderem dinheiro com vazamento de água!