Os vazamentos domésticos, que muitas vezes são invisíveis e difíceis de identificar, podem provocar grandes transtornos. Além disso, o impacto no uso consciente de água é enorme. Litros e mais litros que poderiam ser destinados ao uso das famílias são perdidos em meio a descargas desreguladas e canos danificados.
O desperdício gera um problema para toda a sociedade, mas também pode repercutir diretamente no seu bolso. O volume que é desperdiçado nos vazamentos continua sendo computado no hidrômetro e pode fazer um estrago na sua conta de água.
Dá para agir antes que o problema tome uma proporção maior. Em vez de esperar aumentos expressivos na sua conta de água para investigar se algo vai errado, realize testes regulares na rede de tubulações da sua residência e previna dores de cabeça.
Confirmou o vazamento?
A dica é não demorar para procurar um profissional especializado que possa realizar o reparo. A agilidade na solução do problema faz muita diferença. Para você ter uma ideia, um vazamento de 2 milímetros em um cano da sua casa é capaz de desperdiçar 96 mil litros de água no período de um mês. Melhor não deixar para depois, né?
Depois do reparo, faça a leitura do hidrômetro no mesmo horário durante três dias para se certificar de que o problema foi resolvido.
Não deixe o conserto para depois
E quando o vazamento é na rua?
Quando o vazamento ocorre fora da residência, a responsabilidade pelo reparo passa a ser da concessionária que opera a rede de abastecimento.
Sempre que identificar alguma ocorrência do tipo, você deve notificar a empresa que presta o serviço de água para que providencie o conserto.
Por aqui, a gente reuniu algumas sugestões de testes simples e rápidos que você mesmo pode fazer para identificar vazamentos de água na sua casa e parar de vez com o desperdício.
1. Faça uma avaliação na sua residência
Alguns pontos da casa ajudam a denunciar com mais facilidade a ocorrência dos vazamentos. Avalie o funcionamento de chuveiros, torneiras e vasos sanitários. Chame um técnico quando identificar mau funcionamento ou sinais de umidade nas paredes próximas aos equipamentos. O que você deve checar:
- Aparelhos sanitários
- Torneiras
- Chuveiros
- Registros
- Válvulas de descarga
2. Cheque seu hidrômetro
Feche bem torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, confira a medição de seu hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar.
3. De olho na caixa d’água
Às vezes, a origem do vazamento pode estar na caixa d’água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme o problema.
- Feche o registro de saída do reservatório.
- Feche completamente a torneira da boia.
- Marque no reservatório o nível de água.
- Aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.
4. Teste também os vasos sanitários
- Seque a louça do vaso sanitário.
- Com tinta, um pedaço de linha ou papel higiênico, faça um risco na área seca do vaso, logo acima da água,
- Aguarde 30 minutos.
- Se a tinta estiver coberta, ou a linha ou o papel higiênico estiverem molhados, existe vazamento.
Atenção! Para fazer este teste, utilize luvas de borracha.
5. Infiltração e umidade? Cuidado com os sinais
Infiltrações e umidade em paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água na sua residência. Faça o teste abaixo para confirmar a suspeita.
- Feche todas as torneiras e não utilize os banheiros.
- Trave a boia da caixa d’água e marque o nível de água.
- Aguarde duas horas e verifique o nível da água.
- Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.
6. Cheque todas as entradas de água
Algumas torneiras e mangueiras da residência podem ser abastecidas sem a intermediação da caixa d’água, recebendo volume diretamente da rede externa. Nestes casos, procure a concessionária que presta os serviços de água na sua cidade para receber orientações. Faça o teste:
- Encha um copo d’água.
- Feche o registro.
- Abra uma torneira e espere até a água parar de correr.
- Coloque o copo cheio de água na boca da torneira.
- Se a torneira sugar a água, existe vazamento.
Evite sustos na conta de água! Realize as vistorias e testes e, caso suspeite de algum vazamento, lembre-se de notificar a empresa que presta o serviço de água para que providencie o conserto. Contamos com você!
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Obigada por colocar essa inforemaçoes adoro ler assuntos como esse me deixa mais informado.
Obrigada por nos acompanhar, Carlos!
DESDE JA DIGO QUE ESTOU MUITO FELIZ COM O ARTIGO OBRIGADO MESMO.
É isso aí, Carlos! Vamos em frente!
As informações são de grande utilidades, mesmo assim, estou tendo problemas com minha conta, já chamei a brk, já chamei técnico particular; e mesmo assim minha ´conta continua alta, já estou indo para o quarto mês sem solução.
Olá, José, tudo bem? Nos meses de verão e períodos de férias, festas e visitas nas casas é comum o consumo aumentar – por isso reforçamos sempre a importância do consumo consciente, especialmente nessa época do ano. Você já comparou seu consumo nesses 4 últimos meses com os mesmos meses do ano anterior? Às vezes esse aumento está relacionado ao padrão de consumo da residência no período. Por exemplo, compare o consumo de dezembro de 2019 com o consumo de dezembro de 2018 e assim sucessivamente. Se, mesmo assim, perceber que há muita diferença, nos acione novamente pelos nossos canais de atendimento (0800 ou loja) para fazermos uma nova verificação, ok?
Abraços
Moro nos fundos da casa da minha Mae ja tentei varias x por minha agua separada e ate hoje nada quero saber se vai ser preciso entrar na Justiça pra ter minha agua ou o que fazer me responda assim que der preciso de resposta obrigado
Oi, Alexandre! Esses assuntos são tratados pelos nossos canais de atendimento:
Whatsapp: 11 99988-0001
Telefone: 0800 771 0001
Gostaria de deixar minha insatisfação com os serviços prestados , já fiz todos os testes e não encontro o problema , a conta de água está vindo quatro vezes a mais que o valor normal e ninguém resolve este caso
Oi, Gilcleiton! Você já entrou em contato com nossa equipe de atendimento pelo nosso Whatsapp: (11) 99988-0001? Por lá eles conseguem tirar todas as suas dúvidas em relação a sua conta e o procedimento de vistoria, ok?
Minha casa esta com vazamento a antes do hidrômetro , fiz contato com a atendente Érica q informou q para efetuar o reparo a qual informou q seria cobrada a manutenção , como podem cobrar por um serviço sendo q não tem como ser realizado por outro pessoa devido que para realizar o serviço será necessário romper o lacre, cancelei o alerta e o vazamento continua.
Oi, Robson! Por favor, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento oficiais: escreva para atendimento.sac@brkambiental.com.br ou nos mande uma mensagem por nossas redes sociais que conseguimos te atender da melhor forma. Abraços!