Mal cheiro, alagamento de banheiro, cano rompido. Quem já teve problemas com esgoto entupido sabe a dor de cabeça que isso traz. Para evitar esse cenário, a prevenção ainda é o melhor caminho.

Se você sofre com esse problema frequentemente, é preciso estar atento aos seus hábitos, pois é possível que alguns deles sejam a causa desse problema. Confira abaixo os motivos mais frequentes para o entupimento do esgoto e como evitá-los!

Quais as principais causas de entupimento de esgoto?

Jogar restos de alimento na tubulação

Você costuma limpar os restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los? Essa simples ação já ajuda a evitar que a rede de esgoto fique entupida. Quando os restos de comida não são descartados corretamente, eles se acumulam e até se incrustam na tubulação.

Mesmo fazendo uma limpeza inicial, restos de alimentos podem cair no ralo. Por isso, é importante colocar protetores que vão conter esses resíduos. Um simples ralinho de pia já resolve o problema. Mas atenção: o uso de trituradores de alimentos não é indicado, pois eles permitem a sua passagem, mesmo que com tamanho menor, o que pode agravar o problema.

Descartar objetos no vaso sanitário

Algumas pessoas ainda têm o hábito de descartar objetos, como papel higiênico, absorventes menstruais, fraldas, fio dental e até preservativos no vaso sanitário. O encanamento das residências não é preparado para receber esse tipo de material, o que pode causar sérios problemas.

O lugar de todos esse itens — inclusive do papel higiênico, que também não deve ser descartado no vaso sanitário — é no lixinho do banheiro. As tubulações de esgoto no Brasil não são projetadas para receber itens sólidos e todos esse itens contribuem para o entupimento e até o rompimento delas. Por isso, fique atento ao descarte correto desses materiais.

Descartar óleo na pia

O óleo é uma substância que não se dissolve na água, eum litro dele pode contaminar 20 mil litros de água, além dosolo. Só essa informação já seria suficiente para que a população não o jogasse tubulação abaixo, mas não é isso que acontece.

Além disso, o óleo, ao se resfriar, endurece e se acumula nas paredes dos encanamentos, bloqueando o fluxo de água e causando refluxo do esgoto. Por isso, faça o descarte do óleo corretamente, levando-o aos postos de coleta da sua cidade. Esse resíduo pode ser reciclado e utilizado na fabricação de outros produtos, como o biodiesel.

Deixar a sujeira acumulada no sifão

O sifão é uma peça que fica embaixo da sua pia. Ele conecta o ralo à tubulação e seu formato em “S” impede o retorno dos gases que causam maus odores. O acúmulo de restos de alimentos e outros resíduos pode fazer com que o sifão não deixe o esgoto fluir. Por isso, para que ele funcione corretamente, é preciso ficar atento e fazer manutenções periódicas.

A limpeza do sifão pode ser feita utilizando uma mistura de 5 litros de água fervida com detergente, que deve ser despejado no ralo. Após o procedimento, é necessário esperar um tempo antes de utilizar água fria, a fim de evitar choque térmico na tubulação.

Deixar os fios de cabelo descerem pelo ralo

Essa é uma das principais causas de entupimento do encanamento do banheiro. Durante o banho ou fazendo a barba, é comum que os fios de cabelo caiam e desçam pelo ralo. Nosso pelo não é solúvel em água e, quando acumulados, formam uma rede forte, difícil de ser arrebentada, que retém outros itens descartados incorretamente, como os que já mencionamos anteriormente. Essa massa de cabelo e lixo pode facilmente obstruir a tubulação e causar diversos transtornos.

Por isso, é importante que, ao final do banho, você retire o cabelo que ficou enroscado no ralo e jogue-o no lixo. E se o seu ralo for muito aberto, investir em um ralinho para o banheiro. O mesmo vale para homens que fazem a barba na pia. O ideal é fazer a barba de forma que os pelos não caiam no ralo e não limpar seu barbeador no local.

Utilizar produtos químicos de forma inadequada

Para não chamar uma empresa especializada, algumas pessoas utilizam soda cáustica ou outro produto químico para desentupir a tubulação. O problema é que a maioria desses produtos têm um efeito apenas paliativo.

Eles dissolvem a gordura e digerem alguns materiais orgânicos, mas se não houver uma mudança de hábitos, o problema vai retornar. Além disso, dependendo da concentração dessa substância, você pode causar danos graves na sua tubulação.

Interligação irregular

É muito importante tomar alguns cuidados no momento da ligação do imóvel na rede de esgoto. O primeiro deles é checar se a rede já está liberada para uso. Geralmente, a concessionária comunica os imóveis quando a interligação está permitida, ou seja, após todas as obras estarem concluídas e com a garantia de perfeito funcionamento. Se a ligação é feita antes dessa liberação, o esgoto entope porque a rede de coleta ainda não está funcionamento.

Outra causa de esgoto entupido relacionada à ligação é quando há a mistura de água da chuva na rede de esgoto. Como as tubulações de esgoto são de diâmetro menor do que as da rede de água pluvial, quando chove, elas não dão conta de transportar todo o líquido e acabam rompendo e até retornando para dentro do imóvel, causando diversos transtornos

Quem é o responsável por fazer o desentupimento do esgoto?

Se você está com o esgoto entupido e não sabe o que fazer para solucionar o problema, é preciso primeiro descobrir se a situação ocorre dentro ou fora de casa.

A concessionária responsável pelo saneamento básico, especificamente pelo serviço de esgoto da sua cidade, deve ser chamadas para desentupir caso o problema esteja acontecendo nas vias públicas.

Porém, se o esgoto estiver entupido dentro do seu imóvel, é preciso chamar empresas ou profissionais especializados para realizar esse serviço. Como já mencionado, algumas substâncias podem ser utilizadas para isso, mas se você não souber como manipulá-las corretamente, elas passam a ser um perigo para você e sua tubulação.

Como vimos, a melhor solução para esgoto entupido é a prevenção por meio da mudança de hábitos. Lembre-se de que quando utilizamos as instalações das nossas casas corretamente, elas ficaram bem conservadas por muitos anos e transportam a água usada nos banhos, descargas e pias até a estação de tratamento de esgoto sem qualquer interferência.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o post sobre os serviços de saneamento e os seus impactos para a sociedade que preparamos para você!