Sabia que somente 55,8% dos brasileiros contam com serviços de coleta de esgoto? Isso significa que quase metade da população ainda não tem essa necessidade suprida. Esse dado do Instituto Trata Brasil prova que a realidade do saneamento básico no país ainda tem muito o que avançar.

Nesse cenário, as empresas de saneamento representam importantes agentes de mudança. Elas estão preocupadas com o bem-estar de toda a população e cumprem uma função primordial em garantir avanços no setor.

A BRK é uma das maiores companhias privadas de saneamento básico no Brasil. Por meio de suas ações estratégicas, expressa compromisso, segurança e responsabilidade social.

Neste artigo, você vai entender melhor como está o cenário do saneamento básico no Brasil. Descubra também como tem sido a atuação da BRK em prol da universalização destes serviços tão importantes nas cidades onde atua.

Qual é a realidade do saneamento básico no Brasil?

Diversos dados reunidos pelo Instituto Trata Brasil coletados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do relatório Pobreza na Infância do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram que o quadro do saneamento básico no país ainda é bastante preocupante.

Dizer que 55,8% da população conta com coleta de esgoto em suas residências significa também afirmar que quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço. Dentro desse grupo, encontram-se 13 milhões de crianças e adolescentes que não têm seus direitos preservados.

Além do déficit na coleta, apenas 51,2% dos esgotos do país são tratados. Quando consideramos apenas as 100 maiores cidades do país, apenas 18 delas tratam mais do que 80% dos esgotos. São números preocupantes.

Se formos analisar historicamente, de 1989 a 2017, o país saiu de 47,3% para 60,3% no número de municípios com esgotamento sanitário — um avanço de 13 pontos percentuais em 28 anos. Isso significa que o Brasil evoluiu em uma média anual de 0,46%.

O baixo atendimento no saneamento básico se reflete diretamente na qualidade de vida da população, especialmente no que diz respeito à saúde pública. Segundo registros do IBGE, 1.935 dos 5.570 municípios brasileiros (34,7%) apresentam epidemias ou endemias ligadas à ausência ou precariedade nos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

Para motivar o avanço do Brasil nessa realidade do saneamento básico, muitas empresas têm atuado no setor de modo mais estratégico, eficiente e sustentável. É o caso da BRK. Entenda melhor nossos serviços!

Como os serviços da BRK melhoram esses aspectos?

O impacto do saneamento básico na realidade social e no meio ambiente é muito significativo, e a falta desse serviço é um problema complexo que envolve várias causas. As obras para implantar a infraestrutura de saneamento, por exemplo, demandam um grande volume de investimentos. O aumento dos investimentos nessa área, estimulado pelo novo Marco Regulatório do Saneamento, proporciona uma cadeia de benefícios que colocam o Brasil e os brasileiros em um rumo próspero. 

A BRK tem reafirmado seu compromisso em contribuir com a retomada do crescimento por meio de investimentos para a universalização do saneamento básico. Afinal, esse é um dos setores com maior potencial de gerar benefícios reais aos cidadãos, melhorando a educação, a preservação ambiental, a saúde e o crescimento econômico das comunidades.

Somos responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em 13 estados, atendendo mais de 16 milhões de pessoas. Vemos essa tarefa com bastante otimismo e como uma oportunidade de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico. Podemos contribuir com nossa experiência para que mais brasileiros e brasileiras tenham acesso aos benefícios desses serviços.

Quais são as melhorias que a empresa oferece para as cidades?

A BRK está focada em garantir melhorias significativas na infraestrutura dos serviços de saneamento básico. Considere o que fizemos no município gaúcho de Uruguaiana. A cidade contava com apenas 9% de tratamento de esgoto até 2011.

Após sete anos de investimento, esse índice chegou a 94%, produzindo impactos muito positivos na saúde da população. Por exemplo, reduziram-se em 95,7% as internações por diarreia grave (de 3.000 em 2012 para 120 em 2018). Com isso, a cidade entrou no ranking dos municípios mais avançados em saneamento no Rio Grande do Sul.

As melhorias que a BRK promove, porém, não se limitam aos serviços de esgotamento sanitário. Em 2021, o investimento da BRK em projetos sociais beneficiou milhares de pessoas. Por meio do Instituto Ayrton Senna, 45.000 professores de escolas públicas, de 25 estados e do Distrito Federal, foram treinados em competências socioemocionais, iniciativa fundamental no cenário da pandemia de Covid-19.

Ainda nesse contexto, o projeto Máscara + Renda, em parceria com a Rede Asta, beneficiou diretamente 40 costureiras dos municípios de Aparecida de Goiânia e Trindade (Goiás). O projeto envolveu a disponibilização de materiais e a remuneração dessas mulheres para a confecção de máscaras, que foram doadas a entidades assistenciais para fortalecer as medidas de combate ao coronavírus. Foram 60 mil máscaras produzidas, que foram doadas a 36 instituições, beneficiando 30 mil pessoas.

Além disso, a BRK também apoiou o WIL Brasil, organizado pela ONG canadense Waterlution, que promove a inovação entre jovens em projetos relacionados à água, com a criação e prototipagem de soluções para desafios de segurança hídrica e mudanças climáticas.

Acreditamos que, para a inovação existir, ela deve acontecer de dentro para fora, isto é, precisa estar enraizada na cultura da companhia. Por isso, os profissionais da BRK são estimulados a propor soluções diferentes para as unidades e para o nosso dia a dia.

Por exemplo, internamente, mantemos um prêmio que celebra as ideias mais inovadoras, o “BRK Inova”. Esse é o canal de onde saem propostas promissoras e que são, muitas vezes, incorporadas às ações da empresa, trazendo resultados de impacto econômico, social e ambiental. Somente em 2022 foram escritos 110 projetos em quatro categorias: eficiência da gestão, eficiência operacional – redução de gastos, eficiência operacional – receita e arrecadação, e institucional.

Como a BRK trabalha em função da população?

Aqui na BRK, desenvolvemos um forte compromisso com a população. Com esse objetivo, em 2018, criamos o programa “Olá! BRK”. A ideia foi implantar a cultura orientada ao cliente, adotando-o como centro das relações da companhia e fortalecendo nossa excelência.

O programa trouxe uma metodologia de atendimento padronizada, a implantação de novas tecnologias e o conhecimento em profundidade das demandas do cliente, garantindo a satisfação e a excelência no atendimento.

O atendimento da BRK está disponível na agência virtual Minha BRK, onde o cliente acessa todos os principais serviços com agilidade e autonomia, e pelo telefone. Esse canais funcionam com disponibilidade 24 horas, 7 dias por semana. Em horário comercial, nossos clientes também podem obter atendimento em nossas lojas físicas e pelo WhatsApp (11 99988-0001).

Ainda pensando nos clientes, o site da BRK conta com a sessão BRK Explica, que busca trazer informações e soluções para as principais dúvidas sobre fatura, hidrômetro, consumo consciente, descarte sustentável de lixo, qualidade da água e saneamento básico em geral.

O objetivo da BRK é mudar a realidade do saneamento básico no Brasil, com o propósito de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico. Nossos investimentos em infraestrutura e ações sociais destacam nosso compromisso com a população e as pessoas que fazem parte da companhia. Queremos juntos construir um novo cenário de inovação, progresso e dignidade para todos os brasileiros e brasileiras!

Quer saber mais sobre nossas ações na prática? Então, confira os impactos do saneamento em nossa atuação na região metropolitana de São Luís.