Permacultura urbana: entenda mais sobre esse conceito!
Até 2050, a expectativa é que a população humana cresça 35%, o que fará com que a produção agrícola tenha…
Transformação
Apesar da praticidade e versatilidade do plástico, ele é considerado um dos maiores vilões do meio ambiente. Embora não seja possível eliminar totalmente esse material do nosso dia a dia, a redução do consumo de plástico é fundamental para minimizar seus impactos.
O problema começa na transformação do petróleo em plástico, poluindo o ar e favorecendo as mudanças climáticas. Além disso, o seu descarte causa a poluição do solo e também da água.
Quer saber como fazer o consumo consciente do plástico? A seguir, veja como 5 atitudes simples podem contribuir para um planeta mais limpo e sustentável.
Na hora de ir ao supermercado, o uso de sacolas de tecido retornáveis ajuda a evitar as sacolas plásticas. Além de ficarem acumuladas em casa ou irem direto para o lixo, o uso indiscriminado de sacolas aumenta a produção de plástico no planeta.
Se não bastasse, o descarte incorreto pode levá-las a entupir bueiros e serem levadas a rios e mares, prejudicando a vida marinha. Por isso, não se esqueça de levar sempre uma sacola de tecido na hora de sair para as compras, ok?
Manter a hidratação em dia é importante para a saúde. Porém, isso não significa que você precise comprometer o meio ambiente usando copos e garrafas de água descartáveis quando estiver fora de casa.
Uma alternativa simples para a redução do consumo de plástico nesse sentido é levar sempre uma garrafinha reutilizável na bolsa ou mochila. Dessa forma, você evita o aumento da quantidade desse material no seu dia a dia.
O canudo de plástico é usado por poucos minutos para tomar um suco ou refrigerante. Depois disso, logo é descartado e polui o meio ambiente por centenas de anos. Pensando nisso, será que o seu uso compensa?
Outro problema é quando o canudo vai parar no mar, causando a asfixia e a morte de tartarugas marinhas e outros animais e peixes, que os confundem com presas.
Canudos de papel ou metal são alternativas sustentáveis ao modelo de plástico.
Alguns itens usados na rotina de casa podem ser substituídos por opções que causam menos impacto ao meio ambiente. Isso inclui desde embalagens até os próprios produtos em si.
Escovas de dente e cotonetes são alguns exemplos já encontrados em versões em bambu. Aparelhos de barbear que trocam só a lâmina, esponjas vegetais, absorventes de pano e calcinhas menstruais são outras alternativas para reduzir o plástico.
Pratos, copos e talheres descartáveis são exemplos de embalagens de plástico usadas apenas uma vez. Se você tem o hábito de comer fora de casa, prefira carregar um kit de alimentação na bolsa para evitar a geração de mais resíduos.
Além disso, shampoo e condicionador em barra são ótimas opções para evitar a compra de embalagens descartáveis. Produtos de limpeza concentrados também ajudam a reduzir a quantidade de matéria-prima consumida.
Agora que você já sabe algumas atitudes para a redução do consumo de plástico, o próximo passo é colocar em prática. Afinal, é importante que cada um faça a sua parte para que o impacto no meio ambiente seja o menor possível.
Aproveite para curtir as nossas páginas no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Twitter e fique sempre por dentro das novidades!
Até 2050, a expectativa é que a população humana cresça 35%, o que fará com que a produção agrícola tenha…
As principais cidades do mundo se desenvolveram em torno de um rio — desde Cairo, no Egito, às margens do…
A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, está lançando o programa Aliados da Segurança, uma iniciativa…
Todo mundo tem uma ideia, meio intuitiva, do que é o meio ambiente. Afinal, estamos inseridos nele. Em uma definição…
Comentários