Engenheiro civil, mecânico, elétrico, da computação e muitos outros são famosos, mas e sobre o engenheiro de saneamento, já ouviu falar? Pois saiba que esse profissional existe e é o responsável por administrar os recursos naturais e hídricos de um país da melhor forma possível. São eles que diagnosticam, elaboram e coordenam um projeto de saneamento básico e de qualquer tipo de obra sanitária.
Aliás, por falar em engenheiro de saneamento, o dia dedicado a esse profissional é 13 de julho, e este texto vai abordar o papel, a importância e o trabalho desse profissional da engenharia.
Certeza que, depois desta leitura, você vai valorizar a engenharia sanitarista tanto quanto as outras. Continue lendo, aprenda mais sobre o assunto e saiba a quem recorrer quando precisar administrar uma obra sanitária da sua casa ou da sua cidade.
Saiba mais sobre o dia do engenheiro de saneamento
O dia 13 de julho é dedicado ao engenheiro de saneamento, pois foi nessa data, em 1962, que foi criado o Departamento Nacional de Obras de Saneamento, um setor do governo que deveria cuidar da implantação de água e esgotos para todos os brasileiros. São esses profissionais que estudam uma área de acordo com suas características, elaboram um projeto de implantação de cunho hídrico ou de saneamento, coordenam e fiscalizam a sua execução.
Apesar de a profissão não ser tão conhecida como os outros ramos da engenharia, esse agente é da maior importância, pois é ele, com o seu trabalho, que leva dignidade para milhares de famílias, influenciando na área social.
Eles também evitam a proliferação de doenças e contaminação da água e do solo — o que impacta na saúde da população —, e promovem ação e consciência ecológica a partir do cuidado com a água e do seu correto tratamento para consumo e com as etapas do tratamento de esgoto para a sua devolução para a natureza.
No Brasil, o engenheiro de saneamento é essencial, pois o país ainda tem 18,4 milhões de pessoas que não recebem água encanada diariamente, segundo dados de 2020 do IBGE, e só 64,3% da população com acesso à rede geral ou pluvial de esgoto.
A situação mais crítica fica no Nordeste, onde apenas 69% dos domicílios contam com água diariamente, e no Norte, com 89%. Ou seja, esses profissionais ainda têm muito trabalho pela frente, e muita dignidade para dar aos brasileiros.
Entenda o papel do engenheiro de saneamento
O engenheiro de saneamento é o profissional responsável por conhecer e explorar da melhor forma os recursos hídricos da região em que vai atuar. Ele está habilitado a criar sistemas de abastecimentos com captação, adução, reserva, distribuição e tratamento da água.
Ele também atua na criação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos em soluções individuais ou que demandem a governança no saneamento básico no âmbito público. Os sistemas de captação de esgoto devem incluir o correto tratamento para devolução da água cinza para a natureza.
- O profissional também pode construir e monitorar sistemas que envolvam coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos;
- controle sanitário do ambiente, com monitoramento da poluição ambiental;
- controle de vetores biológicos de doenças e que trazem danos à saúde pública;
- realização de instalações prediais hidrossanitárias. Assim como o saneamento de edificações e locais públicos, como piscinas, parques e áreas de lazer, recreação e esporte em geral;
- esse profissional também fiscaliza para que as obras que realiza tenha um breve impacto ambiental.
O engenheiro sanitarista é um especialista em meio ambiente, hidráulica e hidrologia. Ele reúne ainda um profundo gosto pela natureza, grande capacidade de organização e observação, interesse pelas tecnologias e metodologias da área, disciplina, paciência, responsabilidade e metodologia para expor situações.
O mercado de trabalho para o engenheiro sanitarista está constantemente em expansão por causa do atraso do país em expandir suas redes de água e esgoto para todos os brasileiros, na gestão dos resíduos, no aumento da consciência ambiental na área e da necessidade desse profissional para uma gestão pública de qualidade junto aos governos municipal, estadual e federal.
Conheça sua contribuição para a sociedade
O engenheiro sanitário não é só o profissional que possibilita a chegada da água de forma adequada às casas, assim como a coleta correta do esgoto nelas. Esse agente é alguém que, antes de tudo, prima pela qualidade de vida da população, uma vez que garante que ela tenha acesso à água potável e tratada para consumo e um sistema de coleta e tratamento de esgotos adequado e funcional. É o profissional que atua para que a água não se torne um problema de saúde pública ao chegar na sua casa, nem ao sair dela.
Além do cuidado com as pessoas, ele tem também um grande cuidado com o meio ambiente, pois a matéria-prima do seu trabalho, a água, vem e volta para a natureza. Ele deve primar para que ela faça um ciclo perfeito a partir de um vasto conhecimento dos assuntos ambientais e da redução de danos, e impactos gerados nele.
No Brasil, para o exercício legal da profissão de engenheiro de saneamento, o interessado deve obter o diploma do curso superior de Engenharia Sanitária e Ambiental, e ser inscrito no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). O profissional deve demonstrar muito amor pelo que faz, uma vez que realiza um trabalho que muitas vezes não é visto ou compreendido facilmente pelas pessoas, mas que certamente tem grande impacto social, de saúde e ambiental.
É uma profissão que salva vidas, o ambiente e dá dignidade, merecendo o nosso muito obrigado pelo papel fundamental que desempenha.
Curtiu o nosso texto sobre engenheiro de saneamento? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?
BRK
Related posts