Em um mundo cada vez mais digital, o uso de tecnologias em benefício do meio ambiente não é uma surpresa, certo? Mas a rapidez com que elas avanças e se desenvolvem é capaz de surpreender. Afinal, são tantas inovações disponíveis e novas aplicações que fica difícil acompanhar tudo, não é?
Ainda assim, algumas dessas soluções se destacam e merecem ser observadas de perto, à medida que respondem a necessidades imediatas presentes no dia a dia. Ou seja, para além do interesse de especialistas, é interessante que sejam conhecidas pelo grande público, a fim de se compreender as possibilidades diante das mudanças que vivemos hoje em termos de sociedade .
Descubra as 7 principais tecnologias aliadas ao meio ambiente e muito mais neste conteúdo!
Qual é a importância da tecnologia para o meio ambiente?
Tecnologias aliadas do meio ambiente representam soluções importantíssimas para evitar, identificar, acompanhar, sanar ou diminuir os impactos da ação humana na natureza. Ou seja, são respostas do campo da inovação científica, digital e da tecnologia da informação que geram benefícios como:
- a redução do consumo de insumos, água e energia;
- a minimização da emissão de poluentes e do descarte de resíduos;
- o aumento da eficiência de atividades e equipamentos;
- o reaproveitamento de materiais e a maximização do aproveitamento dos recursos;
- a promoção de fluxos mais enxutos, rápidos e baratos.
Como a tecnologia pode ser uma aliada da sustentabilidade?
Quando falamos de tecnologias aliadas do meio ambiente, o que vem à sua mente são softwares e hardwares? Saiba que nessa categoria também estão incluídas ferramentas, processos e metodologias que vão muito além disso para apresentar resultados positivos em diversos aspectos relacionados a essa questão.
Ou seja, entram nesse conjunto uma ampla variedade de elementos inovadores que representam um desenvolvimento em prol da sustentabilidade, caracterizando-se como tecnológicos, mas que não se limitam à TI.
Um bom exemplo é a substituição de práticas e equipamentos que não protegem a natureza por inovações ou evoluções com essa preocupação. Entre elas, estão projetos de eficiência e soluções de gestão. Isso porque iniciativas neste sentido acarretam um bom impacto ambiental e são um caminho para a redução do consumo de recursos, do desperdício e da poluição devido ao descarte dos resíduos.
Outro ponto é a melhoria das ações de cuidado com o meio ambiente, como monitoramento e prevenção de riscos. Esse desenvolvimento ainda pode ser aplicado à criação de respostas mais eficazes a danos, diminuindo suas consequências negativas ou apressando iniciativas que anulem os quadros de degradação, contaminação e deterioração.
Quais são as tecnologias aliadas do meio ambiente?
Para entender melhor quais são as tecnologias aliadas do meio ambiente e da sustentabilidade, conhecer bons exemplos é o melhor caminho, não é? Confira 7 a seguir!
1. IoT
Não é surpresa que a IoT, ou Internet das Coisas, seja uma das tecnologias aliadas do meio ambiente. Afinal, ela é facilmente associada ao processo de inovação atual. Por se tratar de algo aplicável a muitas situações, pode ajudar a sustentabilidade de diversas formas.
A ideia por trás disso é utilizar sua capacidade de conexão entre objetos para realizar:
- o monitoramento ininterrupto e a distância de casos potencialmente perigosos ou áreas danificadas;
- o recebimento de informações em tempo real, que ajudam a perceber oportunidades de melhorias ou identificar riscos;
- o controle e o gerenciamento em uma ampla gama de cenários, aumentando a eficiência ou otimizando processos envolvidos.
2. Cloud computing
Quando adotada no modelo de serviços, a cloud computing (ou computação em nuvem) reduz o impacto ambiental do uso de equipamentos in loco. Com isso, há menos resíduos e desperdícios, uma vez que a estrutura fica no fornecedor, estando otimizada e centralizada para a utilização por um grupo maior de contratantes ao mesmo tempo.
Já com uma formatação local de nuvem, a digitalização de documentos apresenta um grande efeito positivo para o meio ambiente, graças à diminuição de papéis sendo utilizados e descartados.
3. Veículos de transporte elétrico
Além do que já está sendo usado ao redor do mundo, atualmente há muitos modelos elétricos em desenvolvimento. Desde carros até meios de transporte coletivo, passando pelos veículos de carga, a tendência é que surjam cada vez mais opções e a preços mais acessíveis. Isso porque são diversas as suas vantagens, incluindo:
- a eliminação da emissão de gases poluentes;
- o fim dos danos causados pela exploração de combustíveis fósseis;
- a redução do descarte de fluidos.
4. Meios de produção de energia renovável
Outro conjunto de tecnologias aliadas do meio ambiente inclui as soluções que geram energia renovável. Apesar de não parecer óbvio, seu desenvolvimento é altamente tecnológico, exigindo a evolução ou a criação de diversas ferramentas disruptivas.
Nesse quadro, destacam-se equipamentos para a produção de energia fotovoltaica ou solar, eólica e de biogás. Essas opções aproveitam desde recursos naturais inesgotáveis até resíduos para substituir fontes poluentes ou cuja implementação apresenta um grande impacto ambiental.
5. Soluções de gestão de recursos e resíduos
A gestão de recursos e resíduos envolve desde o saneamento até a coleta e a destinação do lixo. Para fazer isso com o mínimo de danos, muitas tecnologias aliadas do meio ambiente têm sido desenvolvidas, criando soluções que impactam positivamente diversos caminhos da sustentabilidade. Alguns dos exemplos são:
- projetos para o reaproveitamento e o reúso de água;
- tecnologias de tratamento de esgoto mais eficientes;
- produtos que facilitam a decomposição;
- softwares de controle dos processos dessa área.
6. Matérias-primas biodegradáveis
Outra vertente das tecnologias aliadas do meio ambiente fica no campo da química e da biologia, que criam cada vez mais matérias-primas biodegradáveis. Esses materiais se decompõem rapidamente e não deixam subprodutos na natureza. Por isso, têm sido utilizados em objetos de curta a média vida útil, como:
- sacolas;
- talheres e pratos;
- guarda-chuvas;
- canudos e copos;
- brinquedos;
- itens de decoração.
7. Equipamentos de alta eficiência energética
Lâmpadas, eletrodomésticos, motores etc. são só alguns exemplos de equipamentos que, por meio de melhorias no projeto, ganharam alta eficiência energética. Ou seja, possuem a mesma potência e força de trabalho, mas usam menos recursos de alimentação para fazer as atividades a que se destinam. Na prática, isso diminui a demanda e reduz os danos ligados à obtenção de fontes de energia.
O conjunto de tecnologias aliadas do meio ambiente abrange soluções inovadoras em diversos campos da ciência, bem como melhorias em prol da sustentabilidade que afetam positivamente o dia a dia das pessoas. A partir disso, é viável minimizar ou, até mesmo, eliminar uma série de riscos, danos e impactos que a ação humana causa.
Mas só uma pessoa não pode fazer todo esse trabalho, não é? Por isso, compartilhe nas suas redes sociais este conteúdo e leve conhecimento para mais interessados!
BRK
Related posts