Se já não serve mais, vai para o lixo. Você segue essa lógica? Pois saiba que nem tudo deve ser encaminhado para o lixo comum. É por isso que existem os pontos de reciclagem.

Eles são locais ideais para entregarmos os materiais que podem voltar como matéria-prima para a linha de produção. Plástico, vidro, alumínio e papel são materiais possíveis de passarem pelo processo de reciclagem, reduzindo a quantidade de resíduos nos aterros sanitários. Além disso, é possível encontrar também pontos de coleta de materiais tóxicos para o meio ambiente, como eletrônicos e medicamentos.

Para facilitar a vida das pessoas, o Google Maps tem registrado milhares de pontos de coleta, e neste artigo você vai descobrir como encontrá-los. Continue lendo!

O que são pontos de reciclagem?

Os pontos de reciclagem são os locais apropriados para descartar materiais, produtos ou equipamentos que não devem ir para o lixo comum por serem recicláveis. Esses pontos podem ser empresas, cooperativas ou até mesmo escolas, lojas e shopping centers.

Já nos pontos de coleta, que vão além de pontos de reciclagem, as pessoas podem entregar medicamentos vencidos, pilhas, pneus, baterias, eletrônicos, lâmpadas, e muito mais. O objetivo é oferecer a oportunidade de fazer o descarte correto para que esses itens recebam a destinação adequada, seja a reciclagem, seja o descarte em local controlado.

Assim, estes pontos têm o importante papel de evitar a poluição e a contaminação do meio ambiente. Eles permitem o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, facilitando a logística reversa.

Como encontrar pontos de reciclagem usando o Google Maps?

Quando queremos encontrar uma informação ou um estabelecimento perto de onde estamos, basta fazer uma busca no Google. O processo acontece da mesma maneira para encontrarmos os pontos de reciclagem e de coleta.

O Google Maps já tinha uma lista com a localização de vários desses pontos. Mas, em uma parceria com a empresa Boticário, foram incluídos mais 3,5 mil novos locais, ampliando as possibilidades para as pessoas. Agora, são cerca de 10 mil alternativas de postos.

A listagem tem como base as informações do site eCycle. A plataforma apresenta uma grande diversidade de pontos de coleta, que envolve prédios públicos, estabelecimentos comerciais, ONGs e cooperativas.

Para encontrar um perto de você, basta fazer uma pesquisa no Google ou no Google Maps. Use termos específicos como:

  • reciclagem de eletrônicos perto de mim;
  • reciclagem de baterias perto de mim;
  • reciclagem de metais perto de mim.

A busca vai apresentar alternativas de pontos de reciclagem próximos da sua localização. Você também terá informações sobre os tipos de materiais que podem ser entregues nos pontos de coleta listados.

Como descartar corretamente os materiais em pontos de reciclagem?

Para ficar ainda melhor, é fundamental saber como descartar da maneira correta os materiais nos pontos de reciclagem. É preciso atenção em alguns casos, por exemplo:

  • jamais encaminhe lixo orgânico para esses pontos de coleta;
  • separe os materiais por tipo;
  • remova resquícios ou resíduos de alimentos das embalagens recicláveis;
  • armazene pregos, parafusos e outros metais pequenos em um recipiente separado para evitar acidentes;
  • embrulhe vidros quebrados em jornais ou papéis grossos, sinalizando o que contém o embrulho.

No caso de eletrônicos de uso pessoal, como celulares e computadores, tenha certeza de ter deletado todas as suas informações antes de descartar. Tenha bastante cuidado com baterias e pilhas vazando. Em caso de dúvida, peça informações no ponto de coleta para não correr risco e fazer tudo do jeito certo.

Com a inclusão de novos pontos de reciclagem, ficou ainda mais fácil para cada cidadão fazer a sua parte na destinação correta do lixo e de resíduos. Agora que você já sabe, adote esse hábito também para contribuir para a preservação do meio ambiente e a economia no uso de recursos.

Como essa é uma responsabilidade de todos, compartilhe essas informações nas redes sociais para que seus amigos e contatos saibam também!