Os impactos do saneamento básico na vida das pessoas representam algo muito mais amplo do que se pode pensar em um primeiro momento. É claro que o acesso à água potável é importante, mas tais efeitos não se limitam a isso.
Um bom exemplo dessa situação pode ser visto nos serviços prestados pela BRK Ambiental em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, cidades da Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão.
Siga a leitura e entenda mais sobre como a BRK Ambiental tem atuado junto ao poder público nessa região e mudando, para melhor, a vida dos moradores locais!
Os principais impactos do saneamento básico
Quando as pessoas recebem água potável nas torneiras das suas casas, bem como têm acesso à coleta e ao tratamento de esgoto adequado, a qualidade de vida da comunidade melhora muito. Isso se justifica por diversos fatores, como a diminuição dos índices de doenças de veiculação hídrica, o melhor rendimento nas atividades cotidianas, entre outros.
Além disso, o descarte de resíduos será fiscalizado, o que preserva o meio ambiente e melhora as condições de vida não só das pessoas, mas também de toda a fauna e a flora a região.
Os impactos do saneamento, no entanto, vão ainda mais longe, também tendo uma função sociológica e econômica. Você já parou para pensar, por exemplo, em quantos empregos diretos e indiretos esse tipo de serviço gera em uma comunidade?
São muitas as funções que precisam ser exercidas na operação dos serviços de água e esgoto, o que promove a empregabilidade nas regiões. Além disso, o dinheiro recebido pelos trabalhadores é injetado na economia local, trazendo melhorias para todos.
Outro benefício é a maior assiduidade de jovens e crianças nas escolas. Como ficam menos doentes, acabam faltando menos e conseguem acompanhar as aulas e os conteúdos de forma adequada.
Como você pôde perceber, são muitos os impactos do saneamento básico na sociedade. E a BRK Ambiental tem contribuído para isso em diversas localidades, como nas cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, no Maranhão. Entenda melhor a seguir!
Um contexto sobre o saneamento básico em São José de Ribamar e Paço do Lumiar
Até o ano de 2015, 62% da população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar não tinham um serviço de abastecimento de água adequado. De acordo com relatos de moradores das cidades, era comum que as pessoas fossem buscar água duas vezes por semana, utilizando baldes e bacias, em um sistema de poços que forneciam água de maneira intermitente.
Além disso, também era comum que os moradores realizassem “vaquinhas” para comprar água em caminhões-pipa, bem como para buscar água em poços clandestinos, utilizando latas d’água na cabeça.
Algumas pessoas que moram na região relatam que já chegaram a ficar quase 20 dias sem água para beber, cozinhar ou tomar banho. Por conta disso, eram obrigadas a comprar água de outros moradores, que tinham poços artesianos e faziam a revenda.
A atuação da BRK Ambiental na evolução do saneamento na região
Em 26 de janeiro de 2015, os serviços de água e esgoto de Paço do Lumiar e São José de Ribamar foram concedidos à iniciativa privada. Desse modo, iniciou-se o maior programa de recuperação e ampliação do sistema de abastecimento de água tratada e implantação de esgotamento sanitário da região.
Foi estabelecido um consórcio para viabilizar a concepção do projeto e garantir os avanços necessários do saneamento básico nos dois municípios, com investimentos superiores a R$ 450 milhões ao longo de 35 anos.
Na sede de São José de Ribamar, cerca de 35,5 mil pessoas foram beneficiadas por esse serviço, que atualmente fornece água tratada regularmente para mais de 20 bairros. Para que isso pudesse acontecer, foram construídos mais de 14 quilômetros de redes e adutoras, além de um novo reservatório apoiado, que tem capacidade para 1,6 milhão de litros água.
Já em Paço do Lumiar, foi implantado o maior sistema de abastecimento do estado, atendendo mais de 42 mil pessoas. Para abastecer toda essa população, foi construído um reservatório apoiado, capaz de armazenar 2 milhões de litros de água.
Em quatro anos foram investidos mais de R$ 109 milhões em obras de novas redes e interligações, construção, manutenção e reestruturação de poços e reservatórios, além de infraestrutura elétrica, com quatro novos sistemas de abastecimento em operação.
Assim, o índice de atendimento de água que, em 2015, era de 38%, aumentou para mais de 90% da população atualmente. Em 2014, antes da concessão, eram produzidos 66 milhões de litros de água diariamente. Atualmente, esse índice subiu para 112 milhões de litros, representando um crescimento de 61%.
Quanto ao esgoto, no início da concessão, apenas 8% da população tinha acesso ao serviço de coleta. Hoje, esse número subiu para mais de 38% em São José de Ribamar e 31% em Paço do Lumiar.
Para os próximos anos, os investimentos serão concentrados na expansão do sistema de esgotamento sanitário da região. O objetivo é alcançar a universalização do serviço em 2026. Hoje, 90% da meta contratual para o abastecimento de água está cumprida e a universalização deve ser alcançada em 2020.
Números que compravam os impactos do saneamento em São José de Ribamar e Paço do Lumiar
Observe, a seguir, alguns números que compravam os impactos positivos do investimento em saneamento em São José de Ribamar e Paço do Lumiar:
- 315% é o índice de aumento da população atendida pelos serviços de saneamento;
- 59% foi o aumento de fornecimento de água na região;
- o atendimento de água passou de 38% para 94%;
- o atendimento de esgoto passou de 8% para 39%;
- o tratamento de esgoto passou de 2% para 30%;
- mais de 570 mil ordens de serviço foram realizadas, nas lojas de atendimento;
- 75 profissionais foram formados em cursos profissionalizantes e 29 deles contratados pela BRK.
Como visto, a BRK Ambiental mudou a realidade da população de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Hoje, os moradores dessas cidades têm mais qualidade de vida, com um sistema de água tratada que funciona 24 horas por dia todos os dias. Além disso, contam com programas socioambientais de educação e cultura, como o curso de encanador, em parceria com o Senai, e inúmeras campanhas de educação ambiental e consumo consciente da água.
Não há dúvidas de que os impactos do saneamento para a população são evidentes, não é mesmo? É por isso que é importante conhecer o trabalho e os serviços prestados por empresas como a BRK Ambiental.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e entenda melhor os nossos serviços e forma de atuação!
BRK
Related posts