Toda vez que você abre o chuveiro ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho — também conhecido como relógio em parte do país — mede o consumo do imóvel em tempo real, e a leitura do hidrômetro é uma grande aliada na luta contra o desperdício. Você sabe como funciona o relógio de água?

Por meio da leitura do aparelho, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle, como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.

Para saber mais sobre esse assunto e aprender como realizar a leitura do hidrômetro, continue a lendo nosso post!

O que é o hidrômetro?

Trata-se de um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água. Ele é acionado toda vez em que uma saída de água — como torneira, chuveiro ou descarga — é acionada. Por isso, ele é uma ferramenta importante para medir o consumo de água e cobrar por isso de forma justa, já que ele mede somente o que foi consumido.

Assim, os hidrômetros, ou relógios de água, medem a vazão e o volume de água direcionado pela rede pública de abastecimento para determinado local. Eles devem ser utilizados por todos os consumidores — residenciais ou industriais — que utilizam as redes de abastecimento. O valor aferido é utilizado para gerar as contas de consumo.

Importante destacar que, além de medir o consumo individual de cada cliente, o aparelho também serve para que o usuário cheque se há vazamentos ocorrendo entre a produção e a distribuição de água.

Aprenda a fazer a leitura do hidrômetro

Um leiturista devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e realizar a leitura mensalmente.

Mas você também pode fazer o controle individual do seu consumo, compreender sua rotina e descobrir quais mudanças de hábitos ajudam na redução de sua conta de água. Além disso, acompanhar o seu hidrômetro de perto também é uma forma de identificar a possibilidade de algum vazamento, portanto, fique atento!

Identifique o número de medição que consta na sua última conta de água. Subtraia a medição da conta do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro. Para o cálculo, considere somente os números pretos e desconsidere os demais. Agora você já sabe quanto consumiu desde a sua última conta de água.

Como cuidar do seu hidrômetro?

De nada adianta manter um hidrômetro em casa se o aparelho não funcionar corretamente. Quando ele é instalado, já fica calibrado para a utilização. Embora o equipamento seja fornecido pela empresa de saneamento, é dever do consumidor conservá-lo em bom estado.

A BRK garante a qualidade dos aparelhos instalados nas cidades onde a empresa opera o sistema de abastecimento de água, mas cada usuário também é responsável pela conservação do equipamento instalado em sua residência e pode sinalizar à concessionária quando perceber a necessidade de substituição.

O bom funcionamento do aparelho garante que as medições apresentem resultados mais precisos sobre o consumo. Para aumentar sua durabilidade, os usuários devem adotar alguns cuidados, como:

  • Não coloque objetos em cima do hidrômetro, a prática pode prejudicar a medição.
  • Deixe o hidrômetro em local de fácil acesso para leitura.
  • Mantenha o equipamento sempre limpo.
  • Nunca retire o lacre. A violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas na lei.
  • Informe a concessionária quando perceber que o equipamento está danificado.

Além disso, é importante verificar a vida útil das torneiras, chuveiros e descargas. Embora não seja um cuidado direto com o hidrômetro em si, essa atitude pode evitar vazamentos e desperdício de água.

É fundamental destacar que qualquer ação ou adulteração que tenha por objetivo dificultar a marcação correta do consumo deixa o consumidor sujeito à multa e ao corte no fornecimento dos serviços de água e coleta de esgoto, podendo, ainda, responder a processo judicial, entre outras penalidades.

Por que é necessário trocar o hidrômetro periodicamente?

O funcionamento adequado do hidrômetro garante que a conta de água seja compatível com o consumo real. Como muitos equipamentos, esses aparelhos também têm peças e engrenagens que sofrem desgastes ao longo do tempo, o que pode prejudicar a obtenção da medição correta.

Nesse sentido, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) determina que os relógios de água sejam substituídos a cada cinco anos. Essa manutenção periódica evita a maior parte dos casos de oxidação e desgastes dos aparelhos que, sob essas condições, não trabalham de forma adequada.

A troca é realizada, de forma gratuita, pela própria companhia de abastecimento de água que atende a região do consumidor após o período indicado. Caso o hidrômetro apresente algum problema ou o cliente desconfie de desempenho inadequado antes disso, basta solicitar à companhia para que verifique o aparelho. A substituição periódica garante o pleno funcionamento do equipamento e a correta medição da água consumida.

As águas percorrem um longo caminho desde a sua retirada dos rios até chegar às torneiras de todo o país. Além de conhecer bem cada etapa dessa jornada, é importante saber como funciona o relógio de água para acompanhar o consumo da família e evitar desperdícios. Em caso de problemas com seu hidrômetro ou dúvidas sobre a atuação dos leituristas, entre em contato com a concessionária que atende sua cidade.

O que você achou deste conteúdo? Siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube.