O saneamento no Brasil ainda se configura como um dos principais problemas ambientais e de saúde pública, apesar da Lei nº 14.026, do Novo Marco Legal do Saneamento, que entrou em vigor em 2020, e dos investimentos do setor terem passado dos 13 bilhões de reais nos últimos anos. 

Hoje, quase 35 milhões de brasileiros não possuem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, apenas 50% do esgoto coletado recebe tratamento, o que significa que a outra metade está sendo despejada diretamente na natureza.

Para além da importância da água tratada e das boas práticas de coleta e tratamento de esgoto, há ainda o enorme impacto que esses números causam na saúde pública, na qualidade de vida e na sustentabilidade e proteção ambiental. 

Nesse cenário, cabe pensar como os profissionais das diferentes engenharias podem ajudar o setor de saneamento brasileiro, atuando de forma conjunta. Ao longo deste conteúdo, apresentamos as principais atividades que esse profissionais desempenham dentro das empresas para contribuir para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. Confira!

Engenharia ambiental e saneamento básico

A engenharia ambiental, muitas vezes também chamada de engenharia sanitarista e ambiental, é a principal área das engenharias responsável por lidar diretamente com o saneamento básico. A grade de matérias do curso chega a contemplar disciplinas com foco no assunto, e há, ainda, uma série de especializações que os profissionais podem optar por fazer na área.

De modo geral, é papel dos profissionais de engenharia ambiental se dedicarem ao estudo de sistemas que permitam a coleta e o tratamento adequados do esgoto, bem como a distribuição de água, o descarte de resíduos, etc.

Para isso, os profissionais podem atuar nas áreas de controle de poluição, bioprocessos e recursos hídricos. No mercado de trabalho, a tendência é de crescimento, sobretudo diante do aumento do interesse global por soluções mais sustentáveis

Engenharia civil e saneamento básico

A engenharia civil também desempenha um papel relevante quando o assunto é saneamento básico no Brasil. Principalmente desde a implementação do Novo Marco do Saneamento Básico, esse setor passou a ser central para a execução das obras de saneamento necessárias no país.

É função dos profissionais de engenharia civil a gestão e execução de atividades que envolvem a infraestrutura necessária para levar saneamento até alguma localidade. Além disso, a construção de estações de tratamento, redes coletoras de esgoto e redes e adutoras de água também fica a cargo desses profissionais.

A engenharia civil é uma das engenharias mais procuradas no mercado de trabalho, graças sobretudo à ampla atuação dos profissionais, que podem trabalhar em diferentes setores. O engenheiro civil que atua em projetos de sustentabilidade e saneamento pode ter mais espaços para atuar no mercado, diante do crescimento dessas áreas nos últimos anos.

Engenharia de produção e saneamento básico

O planejamento das obras e das ações de saneamento básico é uma das etapas mais importantes de todo esse processo. É também uma das etapas que mais envolve profissionais diversos, incluindo de diferentes engenharias. Por isso, a engenharia de produção pode desempenhar um papel importante no setor.

É função dos engenheiros de produção gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa. Em uma obra de saneamento básico, esses profissionais também têm como função realizar o licenciamento ambiental, formar a equipe técnica, avaliar a mão de obra necessária e, de modo geral, garantir que todos os objetivos da obra sejam cumpridos em tempo hábil.

A engenharia de produção é um dos cursos com maior aplicabilidade das engenharias, uma vez que seus profissionais estão aptos a gerenciar diferentes equipes, em diversos setores. Para os engenheiros interessados em atuar na gestão do saneamento básico, ela pode ser uma das mais indicadas.

Engenharia de segurança do trabalho e saneamento básico

Garantir a segurança dos profissionais do saneamento básico e a redução de riscos em todas as partes dos processos, desde as obras até a operação dos serviços, é papel dos profissionais de engenharia de segurança do trabalho. Afinal, como em todos os setores, acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, e podem ser minimizados por meio da atuação de pessoas especializadas nessa área. 

A função de engenheiros engenheiras de segurança do trabalho é garantir a segurança física e mental dos trabalhadores de uma empresa. Em um contexto de saneamento básico, isso significa tomar as medidas necessárias para que os trabalhadores de diferentes níveis tenham acesso a equipamentos de proteção, bem como estejam treinados e preparados para ações preventivas e atividades que envolvem situações de menor e maior risco. Por isso, é fundamental uma gestão com foco em segurança com profissionais especializados e capacitados.

Essa área da engenharia é focada na saúde e integridade do trabalhador. Por isso, o seu foco é garantir que os espaços de trabalho sigam as normas corretas, bem como que os acidentes sejam reduzidos ou, no cenário ideal, inexistentes. Para os estudantes que desejam atuar preservando a vida das pessoas, atuar na área de segurança das obras e processos de uma concessionária de saneamento básico pode ser uma opção interessante.

Engenharia química e saneamento básico

Outra engenharia essencial para o auxílio nos processos de saneamento básico é a engenharia química. Afinal, ela é necessária para a melhoria de processos de tratamento de água, esgoto e resíduos por meio do uso e dosagem correta dos produtos químicos utilizados, por exemplo.

É papel de profissionais de engenharia química realizar o controle de qualidade dos processos de tratamento de água e esgoto. Além disso, esse profissional também pode atuar nas áreas de meio ambiente e controle operacional, avaliando níveis de pH, cloro, sólidos etc.

A engenharia química também é uma área cuja atuação pode se dar em diferentes setores do mercado. No contexto do saneamento básico no Brasil, ela é fundamental para garantir práticas estratégicas e que visam o tratamento adequado da água e do esgoto.

Agora que você já sabe como as engenharias contribuem para o setor de saneamento das mais diversas maneiras, basta continuar estudando e aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos. Para isso, você pode conferir mais conteúdos do nosso blog para ficar por dentro das novidades.

Aproveite também para conhecer a BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento no Brasil e com oportunidades de trabalho nas diferentes áreas de engenharia em 13 estados do Brasil!