A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, está lançando o programa Aliados da Segurança, uma iniciativa inovadora voltada para a certificação de fornecedores que seguem as melhores práticas de segurança no trabalho. O objetivo do programa é intensificar e fortalecer a cultura de segurança entre os parceiros, reduzir o número de incidentes e fomentar o desenvolvimento de empresas locais com comportamentos seguros em suas operações.

O programa Aliados da Segurança vai reconhecer empresas que prestam serviços à BRK por todo o Brasil, com foco em prestadoras que atuam diretamente em instalações da companhia ou em áreas de sua operação. Serão certificadas as empresas com contratos superiores a 12 meses que trabalham em obras, manutenção, vigilância, leitura e faturamento, entre outros serviços. Para serem certificadas, essas empresas deverão cumprir uma série de requisitos de segurança durante o ciclo de certificação, que será avaliado com base em um sistema robusto de gestão de segurança.

A importância da segurança no trabalho é um tema central para a BRK, reforçado pelo CEO da companhia, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto. Na BRK, a segurança é um valor inegociável e o objetivo é expandir essa cultura para os parceiros da companhia, refletindo o compromisso da BRK com a criação de um ambiente de trabalho seguro tanto para funcionários próprios quanto para terceiros.

Além desse novo programa, a BRK já desenvolve outras ações ao longo do ano para garantir a segurança nas suas operações. A prática da segurança no trabalho está presente no cotidiano da empresa, principalmente nas atividades de saneamento que envolvem riscos. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores da empresa e seus fornecedores sejam capazes de planejar suas atividades com atenção aos possíveis riscos e tomar as medidas necessárias para evitar incidentes que possam colocar em risco a integridade física de trabalhadores ou o público.

Na fase inicial do Aliados da Segurança, 24 empresas prestadoras de serviços serão avaliadas com base nas diretrizes do Sistema de Gestão de Trabalho Seguro (SWMS, na sigla em inglês), uma metodologia que busca gerenciar riscos e prevenir incidentes. As certificações serão concedidas nas categorias Ouro, Prata e Bronze, com base em uma pontuação mínima de 70 pontos. A avaliação vai se concentrar em cinco pilares principais: liderança, gestão de risco, educação, controle e monitoramento, além de resultados práticos obtidos com Observações de Trabalho Seguro (OTSs) e Inspeções de Segurança.

Esse novo programa faz parte de um esforço contínuo da BRK para melhorar a segurança no trabalho em suas operações e entre seus parceiros. Para o CEO, Alexandre Thiollier Neto, a empresa está empenhada em desenvolver cada vez mais o comportamento seguro no setor de saneamento, com o intuito de tornar o Aliados da Segurança uma referência não só dentro da BRK, mas também em toda a indústria.

Parcerias que Transformam

A BRK, junto com o CEO Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, tem investido cada vez mais no fortalecimento das suas parcerias com fornecedores. Em 2022, a empresa promoveu o primeiro encontro de fornecedores, o Diálogos, com o objetivo de alinhar expectativas e ouvir as empresas que fazem parte da sua cadeia de suprimentos. Em 2023, lançou o programa BRK Parceiros, que incentiva empresas regionais a se cadastrarem no catálogo de fornecedores da empresa, fortalecendo a cadeia produtiva do saneamento no Brasil.

O programa BRK Parceiros oferece orientações claras sobre os processos de cadastramento e homologação, além de parcerias com o Sebrae para oferecer uma avaliação gratuita que ajuda as empresas a entenderem seu nível de maturidade econômica, social e ambiental.

Com o Aliados da Segurança, a BRK reafirma seu compromisso com a segurança, a integridade e o desenvolvimento sustentável, transformando suas operações e elevando o padrão de atuação dos seus parceiros em todo o Brasil.