O Smart Metering, ou medição inteligente de hidrômetros, é um conjunto de dispositivos que utilizam a tecnologia para o rastreio do uso da água nas cidades. Dessa forma, o uso desses medidores de água modernos contribui para uma leitura mais eficiente e precisa e que permite identificar rapidamente intercorrências no abastecimento.

A instalação desses dispositivos também traz outros benefícios associados como a redução do desperdício de água. A seguir, entenda como funciona o Smart Metering e como ele pode contribuir com o desenvolvimento urbano sustentável.

Como funciona o Smart Metering?

Uma das principais características do Smart Metering é a coleta de dados feita de forma remota e automática. Isso significa que, ao contrário dos medidores de água tradicionais, não existe a necessidade de que essa coleta da informação de consumo seja feita manualmente em cada medidor.

Esses medidores inteligentes são equipados com tecnologia baseada na IoT (Internet das Coisas). O mais comum é encontrar essa tecnologia de medição nos medidores ultrassônicos e eletromagnéticos. No entanto, atualmente é possível converter até mesmo um hidrômetro mecânico, caso o mesmo seja pré-equipado para telemetria, em um medidor inteligente. Basta realizar a instalação de um equipamento de captura de pulso em sua relojoaria, e todos os dados de leitura estarão disponíveis remotamente.

Quais os benefícios do Smart Metering?

A implementação de dispositivos Smart Metering para a medição e água traz uma série de vantagens. Confira as principais delas a seguir.

Integração de dados

Por meio do histórico e da integração dos dados captados, o dispositivo traz indicadores detalhados sobre o consumo, aponta necessidades de manutenção por meio de indícios de vazamento ou de falta de água, além da previsão de consumo para uma determinada região ou imóvel. São diversas informações de monitoramento disponíveis de toda a rede operacional que, dependendo do tipo de tecnologia utilizada, alcança uma granularidade de até uma medição horária.

Detecção de irregularidades

Os dispositivos Smart Metering são capazes de detectar vazamentos e demais anomalias no consumo da água. Dessa forma, é possível identificar o momento certo de enviar uma equipe para reparos e manutenções, auxiliando na economia do consumidor e evitando o desperdício de água.

Automação de relatórios

O medidor inteligente permite otimizar a coleta e a análise de informações, de modo a tornar a gestão da água e da força de trabalho mais eficientes.

Mais eficiência

O uso do Smart Metering oferece maior precisão na medição e possibilita tarefas executadas de maneira remota. Além disso, permite que a concessionária otimize a entrega de água conforme os padrões de consumo, trazendo mais eficiência na gestão do recurso.

Como o Smart Metering contribui para o meio ambiente?

Como você viu até agora, a instalação desses medidores de água inovadores ajuda a trazer mais eficiência na gestão dos recursos hídricos e na prestação dos serviços de saneamento. Outra vantagem é que esses dispositivos ainda contribuem para um futuro mais sustentável, equilibrando a demanda e o fornecimento de água. Dessa forma, ajuda a reduzir o desperdício e a preservar esse bem tão precioso.

Neste post, você conheceu os vários benefícios trazidos pelos dispositivos Smart Metering. Além de mais agilidade, segurança e precisão, o uso dessa solução ainda oferece mais sustentabilidade.

Quer ficar sempre por dentro das novidades relacionadas ao saneamento? Siga as nossas páginas no Facebook, no LinkedIn, no X (ex-Twitter) e no Instagram.