Não é novidade para ninguém que os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados em nossas vidas. Trata-se de uma realidade que alguns pesquisadores, como Martha Gabriel, chamam de cibridismo, ou seja, que é hibrida e no ciberespaço. Assim, os mundos real e virtual se convertem em um só, não sendo mais realidades separadas ou paralelas, como funcionava até poucos anos atrás.
Mas será que existem novas tecnologias no saneamento básico? A resposta para essa pergunta é: sim! Da mesma maneira como ocorre em outros setores da sociedade, essa área também é beneficiada com o advento da internet e os seus desdobramentos.
Se você ainda não consegue visualizar essa nova realidade, não se preocupe! Neste post explicaremos sobre as novas tecnologias que estão impactando a realidade do saneamento básico no Brasil e no mundo. Não deixe de conferir!
A importância do uso da tecnologia no saneamento básico
Ao investir em saneamento básico, as empresas públicas ou privadas devem buscar meios para reduzir os seus custos, bem como otimizar os seus processos e atuar de forma que o meio ambiente não seja prejudicado.
As companhias de saneamento podem adotar programas de reciclagem de lodo nas estações de tratamento de Esgoto, investir em projetos que gerem economia energética ou que utilizem fontes de energia limpa, investir em recursos que mitiguem as perdas de água no sistema de distribuição, etc.
Também é preciso buscar meios para que as indústrias não poluam o meio ambiente, eliminando seus resíduos e rejeitos dos processos produtivos na água, por exemplo. Nesse sentido, as tecnologias no saneamento básico podem ser muito úteis, uma vez que contribuem para o planejamento e a execução desse tipo de ação.
Os principais benefícios da tecnologia no saneamento básico
Entre os principais benefícios da tecnologia no saneamento básico, destacamos os a seguir relacionados. Veja!
Melhoria na qualidade e nos processos
Os processos do saneamento básico podem ser melhorados com as novas tecnologias. Esse é, sem sombra de dúvida, um dos maiores benefícios trazidos pelos novos recursos.
Ao apostar no uso de um software para comparar e fazer estudos da qualidade da água, por exemplo, uma estação de tratamento de água pode garantir com eficiência que o recurso chegue em condições ideais para os usuários do serviço.
Identificação mais precisa de danos e ameaças
A tecnologia permite que tudo seja devidamente metrificado e monitorado. Dessa maneira, os gestores de um serviço de saneamento básico poderão identificar gargalos nos processos, como vazamentos e rompimentos nas redes.
As empresas, principalmente indústrias, também poderão identificar mais facilmente situações em que os seus processos produtivos possam gerar danos e ameaças ao meio ambiente, buscando soluções para que isso não ocorra.
Ampliação do acesso ao saneamento básico
Em 2015 foi realizada uma reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) que reuniu representantes de líderes de diversos países. Nesse encontro foi criado um documento chamado de Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A ideia é que, até o ano de 2030, seja garantida, dentre outras coisas, uma gestão saudável de água e saneamento básico para todos. Ainda não se sabe se essa agenda poderá ser cumprida, mas é fato que as tecnologias contribuirão para que mais pessoas tenham acesso a esses serviços tão importantes.
5 tecnologias que causam impacto no saneamento básico
Entendidos quais são os benefícios das tecnologias no saneamento básico, você deve estar se perguntando sobre quais recursos são esses, não é mesmo? Confira, a seguir!
1. Big Data
Big Data é um termo que serve para descrever um grande volume de dados. De tal modo, um sistema desse tipo serve para coletar, armazenar e fazer estudos com base em um grande número de informações.
No que se refere ao saneamento básico, existem empresas que fazem a instalação de sistemas nas redes de distribuição de água e esgoto, bem como em telessatelites, para que dados sejam coletados. A ideia é que, por meio de análises dos dados enviados, sejam identificados problemas até antes mesmo deles acontecerem, tornando o abastecimento mais eficiente e evitando transtornos para a população.
2. Internet das Coisas
Cada vez mais os objetos estão conectados à internet. É comum usarmos caixas de som, aparelhos de TV, relógios, eletrodomésticos, entre outros equipamentos que podem desenvolver atividades conectados permanentemente à rede.
Essa tecnologia, conhecida como Internet das Coisas (Internet of Things, IoT), também contribui para que setores industriais e de infraestrutura, como o saneamento básico, sejam melhorados. Um exemplo é a mensuração virtual das vazões de adutoras. Com o uso de sensores inteligentes, determina-se a vazão da água pela diferença de pressão nas várias partes da rede.
3. Aplicativos colaborativos
Existem diversos softwares que podem ser utilizados por pessoas e empresas para que o saneamento básico seja melhorado nas cidades. Tais programas reúnem recursos que possibilitam uma maior fiscalização, controle e execução de melhorias nos serviços.
Em São Paulo, por exemplo, o aplicativo “Tá faltando água” pode ser utilizado para que os cidadãos façam denúncias para notificar a falta de água — para se ter uma ideia do alcance do app, foram recebidas cerca de 3 mil denúncias apenas nos primeiros cinco dias de lançamento.
4. Telemetria
A telemetria é utilizada pelas companhias de saneamento para mensurar o consumo de água nos condomínios ou residências. A modernização desses recursos faz com que os dados gerados sejam automaticamente registrados em um sistema e enviados para as empresas.
Caso se perceba que a quantidade de água consumida aumentou muito, por exemplo, pode ser um indício de que um vazamento está ocorrendo e isso deve ser consertado para evitar que o problema tome proporções maiores. Também podem ser solucionados casos de gato de água.
5. Machine Learning
O Machine Learning nada mais é do que o aprendizado das máquinas. É uma tecnologia que faz com que os computadores aprendam por meio de associações cognitivas, assim como os seres humanos.
No que se refere ao saneamento básico, esse recurso pode ser utilizado para identificar consumos anormais, suspensões do fornecimento de água, tendências de pagamento por parte dos usuários, monitoramento do redes, etc.
Se você chegou até aqui nesta leitura, já sabe quais são as principais novidades que estão impactando o setor de tecnologias no saneamento básico. Viu como os recursos tecnológicos estão revolucionando até mesmo nesse tipo de serviço?
Gostou do conteúdo? Então, aprenda mais com nosso artigo sobre a Sociedade 5.0 e como utilizar as tecnologias a favor das comunidades!
BRK
Related posts