Nem todo mundo sabe, mas a rede de coleta de esgotos brasileira foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Isso significa que qualquer lixo no esgoto, como papel, aparelho de barbear, preservativo, ou até um simples fio dental descartados indevidamente, seja em ralos ou em vasos sanitários, podem ser a “gota d’água” que faltava para a obstrução de uma tubulação.
Para você ter uma ideia, uma tampinha de pasta de dente que escorra pelo ralo já contribui para o bloqueio do caminho de esgoto, impedindo que ele chegue à estação de tratamento. Isso acontece porque as tubulações da rede de esgoto são estreitas.
Uma tampa sozinha não obstrui a passagem, mas, uma vez que não é capaz de se dissolver na água, começa a enroscar-se com outros objetos lançados indevidamente na rede até provocar o entupimento. Todo cuidado é pouco com o lixo no esgoto.
Problemas causados pelo lixo no esgoto
O entupimento da rede de esgoto gera inúmeros problemas, que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações, o que representa um prejuízo e tanto para o correto funcionamento do sistema de saneamento da sua cidade. Mesmo quando não há a intenção de despejar lixo no esgoto, a desinformação e a falta de atenção em certas atividades corriqueiras podem causar transtornos para todos.
Só para citar alguns exemplos, o óleo que escorre pela pia da cozinha enquanto você lava louça e os fios de cabelo que se acumulam no ralo do banheiro após o banho são dois dos principais vilões das tubulações que formam as redes de coleta de esgoto no país. Você pode fazer a sua parte para evitar todos esses problemas.
Lixo no esgoto: como prevenir o entupimento da rede
Tem alguns hábitos que a gente não faz ideia de como prejudicam a infraestrutura da nossa casa, os serviços de saneamento da cidade e até o meio ambiente. Vamos descobrir alguns deles e começar a mudança agora?
Não descarte o óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário
Nada causa mais estrago a uma rede de esgoto do que a presença de gordura. Depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nos canos. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.
Você pode adotar iniciativas que previnem o problema. A primeira delas é a instalação e manutenção da caixa de gordura na tubulação que recebe a água da sua pia de cozinha. A caixa é uma pequena estrutura que retém a gordura e outros dejetos sólidos ao mesmo tempo em que abre passagem para os líquidos que serão lançados na rede de coleta.
Mas fique ligado. Só instalar a caixa de gordura não é suficiente. É fundamental realizar a manutenção do equipamento, fazendo uma limpeza a cada seis meses, para que ele continue com um bom funcionamento.
Mesmo quem já instalou a caixa de gordura precisa evitar o descarte de óleo na pia. Preparou uma fritura para o almoço? Guarde o óleo em garrafas pet e faça o descarte em postos de coleta na sua cidade.
Cuidado com o fio dental
Ele pode parecer inofensivo, mas é capaz de causar um verdadeiro estrago no sistema de coleta de esgoto. Quando lançado no vaso sanitário ou no ralo da pia, o fio dental passa a funcionar como uma rede, mais ou menos como a tampinha de pasta de dente do início do texto. Ele começa a enroscar e concentrar outros dejetos ao seu redor até provocar o entupimento da rede.
A solução aqui até que é bem simples. Fio dental usado tem que ir pro lixo.
Segura esse cabelo
Sifão de pia e ralos de banheiro sofrem com o amontoado de fios de cabelo que vão se enroscando até tornar impossível a passagem do esgoto. É muito difícil evitar completamente o acúmulo de fios de cabelo nestes espaços, mas alguns cuidados ajudam.
Não abra mão do uso de grelhas no ralo do banheiro e de grades nos canos das pias. Depois do banho, lembre-se de limpar o ralo, remover o acúmulo de fios presos e jogá-los no lixo.
Lixo no lixo
Cotonetes, cigarros, absorventes, camisinhas e embalagens são as principais causas de entupimento dos vasos sanitários. Uma mudança simples de atitude já ajuda a evitar inúmeros transtornos para você e também o descarte incorreto de lixo no esgoto. Utilize a lixeira do banheiro para descartar esses objetos e contribua para o bom funcionamento de toda a rede de saneamento.
Como costumamos falar por aqui, suas atitudes têm um impacto muito grande para o bom funcionamento dos sistemas de saneamento. Ter consciência dos efeitos positivos para a sociedade de se fazer a ligação de esgoto corretamente e consumir água com consciência, por exemplo, é o primeiro passo. E você, que boas práticas relacionadas ao saneamento aplica na sua vida? Conta pra gente nos comentários!
Obigada por colocar essa inforemaçoes adoro ler assuntos como esse me deixa mais informada.
DESDE JA DIGO QUE ESTOU MUITO FELIZ COM O ARTIGO OBRIGADO MESMO.
Meu vizinho emtupio o cano do que esgoto ele passa dentro das casas ea embasa não dá geito