Você sabia que há muitas diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências e a que faz a drenagem da água da chuva da cidade? Sempre que essa separação não é respeitada, todo o saneamento do município é prejudicado.
A rede de esgoto faz a coleta dos resíduos líquidos produzidos nas atividades do cotidiano. A água que escoa pelos ralos e vasos sanitários de residências e escritórios é recolhida pela tubulação e direcionada para a estação de tratamento de esgoto, onde passa por diversos procedimentos até estar apta para retornar ao meio ambiente.
Já a rede de drenagem de água pluvial recolhe os excessos de água da chuva que se acumulam em superfícies e subsolos da cidade. Ela é formada por estruturas de engenharia encarregadas de conduzir as águas residuais das chuvas – e não precisa de tratamento – de volta aos rios, lagos e mares. É um mecanismo que atua para evitar alagamentos nas cidades.
Entenda porque é importante separar essas duas redes
Os problemas aparecem quando as duas redes são interligadas indevidamente. Isso pode ocorrer através de ligações mal feitas ou clandestinas. Imagine o destino de um esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial. Em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, o esgoto será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.
O oposto também é ruim. Quando são as águas residuais da chuva que caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. Esse problema causa um enorme transtorno, pois toda a sujeira e mau cheiro do esgoto acabam retornando para dentro de casa, o que não é nada agradável!
Isso acontece porque a tubulação da rede de esgoto foi dimensionada para receber somente o volume de resíduos líquidos gerado pelas residências. A presença da água da chuva, assim, sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto e pode até provocar o rompimento das tubulações. Mesmo quando a estrutura consegue suportar o volume excessivo de água, a eficiência do tratamento fica prejudicada porque o esgoto já chega muito diluído.
Rede de drenagem pluvial x rede de esgoto
Para ajudar a entender melhor como funcionam essas duas redes, fizemos um infográfico que ilustra o funcionamento e o trajeto das duas redes. Conheça também as consequências da interligação incorreta entre a rede de esgoto da sua casa e a rede que coleta água da chuva, que coleta a água nas áreas externas do terreno e nas vias públicas, na forma de bueiros:
Ainda tem dúvidas? Confira o vídeo que a BRK Ambiental preparou sobre o assunto:
Promover a ligação de seu imóvel à rede de esgoto, de acordo com os critérios definidos por sua concessionária, é uma contribuição muito importante para a preservação do meio ambiente e a saúde da sua família.
Fuja de ligações clandestinas e garanta o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial de sua cidade.
O que você achou deste conteúdo? Siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.
BRK
Related posts
16 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Na teoria funciona muito bem, mas e na prática, quantos municípios cumprem essa lógica?
Oi, Pedro, tudo bem? Certamente o poder público e as concessionárias precisam fazer a sua parte, mas é fundamental que a população faça as conexões de forma correta dentro das residências para que os sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem de água da chuva funcionem adequadamente 🙂
Foi muito bom saber disso tudo a gente vai a prendendo
Oi, João! Que bom saber que as informações que estamos trazendo estão fazendo a diferença para nossos leitores! A conscientização das pessoas é fundamental para que o saneamento básico avance no nosso país e ficamos felizes de contar com você!
A MINHA CASA QUANDO CHOVE RECEBE RETORNO DE ESGOTO COMO É DO CONHECIMENTO DA BRK,E NADA FOI FEITO PARA ACABAR COM PROBLEMA ,AGUA DE CHUVA ESTOU JOGANDO NA PLUVIAL,FOTOS FORAM TIRADAS PELO OS FUNCIONÁRIOS DA BRK,AS TAMPAS DAS CAIXAS FORAM AFASTADAS PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO,AS CONTAS DE AGUA ESGOTO ESTÃO EM DIAS, DESDE DE JANEIROESTOU VIVENDO NESTA SITUAÇÃO E A BRK NADA TEM FEITO,ESGOTO ESTÃO SENDO LANÇADO NO MEIO AMBIENTE,A BRK TEM O MEU ENDEREÇO,ESPERO QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO O MAIS BREVE POSSÍVEL.
Oi, José! Sentimos muito por isso. O nosso blog não é um canal de atendimento da empresa, por isso não conseguimos resolver seu problema por aqui. Você já tentou entrar em contato pelo nosso Whatsapp (11) 99988-0001? Abraços!
Moro ha 13 anos em uma casa q foi construida la nos anos 60. Meu vizinho reformou toda a casa e nao achou saída para pluvial. Como ficamos sabendo se a casa tem ou nao?
Oi, Eliane! Você pode chamar um encanador para verificar os tipos de instalações encontradas na residência. Outra opção é entrar em contato com a companhia de saneamento da sua cidade para ver se eles fazer essa verificação também. Os ralos externos e a água das calhas, por exemplo, devem ser direcionadas para a rede de drenagem de água da chuva, enquanto que as pias e ralos internos, para a rede de esgoto.
Olá, quais os fatores que podem fazer com que uma pessoa/construtora realize ligações clandestinas?
Oi, Rosana! Normalmente é desconhecimento da diferença entre as redes. Por isso, é sempre importante contar com o apoio de especialistas neste momento.
Muito comum aqui em São PAulo acontecer entupimento em um rede e voltar pela outra… e da um trabalhão pra desentupir e limpar quando acontece
Otacílio Costa Sc esta ligada junto e nos pagando taxa de esgoto
Oi, Carlos! Na verdade quem é responsável por essa separação dentro da casa é o morador. Nas cidades, existem as redes de esgoto (menores, ligadas às instalações internas da casa que levam o esgoto até a estação de tratamento) e redes de águas pluviais (maiores, conectadas às áreas externas da casa e pelas bocas de lobo das ruas, e conduzem a água da chuva até os rios).
Olá, poderia me informar o número da lei que obriga a fazer a ligação separada de água e esgoto ? Grata.
Quanto por cento das cidades brasileiras têm tratamento de esgotos? Eu estimo que mais da metade não tem.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, a proporção de municípios com rede de esgoto passou de 47,3% em 1989 para 60,3% em 2017. Quanto ao tratamento, 51,2% dos esgotos do país são tratados, e apenas 18 municípios entre as 100 maiores cidades do país tratam mais de 80% dos esgotos.