Os recursos hídricos são o coração da vida em nosso planeta. Compreender a sua natureza, tipos e distribuição é fundamental para garantir um futuro sustentável e saudável para as novas gerações.

No Brasil, existem desde os rios grandiosos que cortam as paisagens até os aquíferos subterrâneos (camadas rochosas permeáveis que retêm o líquido em seus poros e fendas), que sustentam as fontes de água potável.

Preparamos este post para apresentar os principais tipos, bem como a sua importância para a população. Vamos lá?

O que são recursos hídricos?

São todas as fontes de água disponíveis na natureza, como as águas superficiais e subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, consideradas bens públicos.

Quais os tipos de recursos hídricos?

A seguir, apresentamos os dois tipos de recursos hídricos existentes conforme sua localização no planeta. Acompanhe!

Superficiais

São as águas que encontramos na superfície terrestre, como:

  • rios: são cursos de água que fluem de maneira contínua e natural, seguindo uma trajetória específica desde suas nascentes até sua foz, onde deságuam em um lago, mar ou oceano;
  • córregos: são cursos de água menores e mais estreitos que os rios, caracterizados por sua fluidez constante, porém em menor volume;
  • lagos: são grandes corpos de água doce ou salgada, geralmente com uma área de superfície significativa e profundidade considerável;
  • represas: são estruturas construídas pelo ser humano com o objetivo de armazenar água em grande quantidade;
  • açudes: são reservatórios artificiais construídos para armazenar água em menor escala que as represas.

Em geral, esses recursos hídricos se movem em direção a um curso específico, formando bacias hidrográficas.

Nas terras brasileiras, existem rios que desempenham um papel vital no fornecimento de água para inúmeras atividades humanas e ecossistemas como:

  • Amazonas;
  • São Francisco; 
  • Paraná.

Já os lagos e represas têm um papel muito importante no armazenamento de água, usada tanto para o abastecimento humano quanto para a irrigação agrícola e geração de energia.

Subterrâneos

São as águas que se encontram abaixo da superfície, armazenadas em aquíferos.

Essas reservas são fundamentais para a sustentação de poços e nascentes, que fornecem água potável para muitas comunidades ao redor do mundo.

Um exemplo desse tipo de recurso hídrico subterrâneo é o aquífero Guarani. Ele se estende por diversos países da América do Sul, incluindo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Com toda essa extensão, é conhecida como uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo.

Qual a importância de compreender os recursos hídricos?

Todo indivíduo deve ser consciente sobre a importância desses recursos e seu papel vital para a sustentabilidade do planeta. Afinal, a água é finita, e sua disponibilidade pode ser afetada por diversos fatores, como:

Como você pode perceber, conhecer mais sobre os recursos hídricos permite que as pessoas adotem práticas sustentáveis em seu dia a dia, evitando desperdício e poluição, o que contribui para a preservação desses bens tão preciosos.

E aí, gostou deste post? Então aproveite para seguir as páginas da BRK nas redes sociais para mais conteúdos relevantes sobre o assunto. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok, no LinkedIn e no YouTube. Até a próxima!