Saneamento em Pauta

BRK avança rumo à sustentabilidade energética

Saneamento, sociedade e meio ambiente

BRK avança rumo à sustentabilidade energética

A busca pela sustentabilidade energética via autoprodução de energia tem se tornado uma estratégia cada vez mais adotada por grandes empresas com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Em uma iniciativa para tornar suas operações ainda mais sustentáveis, a BRK firmou uma parceria com a Elera Renováveis para a autoprodução de energia solar para 13 operações.

A partir de 2025, a energia fotovoltaica será gerada pelo Complexo Solar Janaúba da Elera, situado em Minas Gerais, que produzirá um volume de 13,67 MWm (megawatts-médio de potência) com capacidade instalada de 48 MW. Essa produção será destinada a diversas unidades operacionais da BRK nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

“Há vários benefícios envolvidos nessa migração. Além de tornarmos nossas operações mais eficientes do ponto de vista energético, contribuímos significativamente com o meio ambiente. É um movimento importante para a nossa companhia e para o setor”, afirma Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK. Vale destacar que tanto a BRK quanto a Elera fazem parte do portfólio da Brookfield Asset Management.

Sustentabilidade energética como meta

Desde 2019, a BRK atua no mercado livre de energia para abastecer algumas de suas unidades de média e alta tensão. Em 2024, a empresa avança ainda mais com a autoprodução, graças a parceria de longo prazo com a Elera. Em um ano de autoprodução de energia, deixaremos de emitir 7.570,53 toneladas de CO2”.

Com o aumento do uso de energia renovável e a migração de mais unidades operacionais para o mercado livre, a BRK está no caminho certo para alcançar suas metas de desenvolvimento sustentável já neste ano. A empresa pretendia obter 70% de sua energia a partir de fontes renováveis até 2030, mas a previsão é de atingir 80% até o final de 2024. Considerando a energia consumida no mercado cativo, o percentual de fontes renováveis atinge 97%.

Certificação Internacional

A energia produzida pela BRK em parceria com a Elera possui certificação internacional pelo International REC Standard (I-REC), que funciona como um selo de qualidade. Isso garante que a energia utilizada pela BRK, em colaboração com a Elera, é 100% renovável. Cada quilowatt-hora consumido nas operações da BRK provém de fontes limpas, como o sol, contribuindo para a sustentabilidade energética dos negócios, beneficiando o meio ambiente como um todo.

Essa parceria entre BRK e Elera Renováveis marca um passo significativo na jornada rumo à sustentabilidade energética, demonstrando um forte compromisso com a redução de emissões de CO2 e a promoção de práticas ambientalmente responsáveis.

O investimento em saneamento em Uruguaiana é realidade. Conheça as ações!
Transformação

O investimento em saneamento em Uruguaiana é realidade. Conheça as ações!

O investimento em saneamento em Uruguaiana resultou em indicadores que melhoraram consideravelmente a qualidade de vida da população. Desde 2011,…

Rios despoluídos: 5 exemplos que mostram que a revitalização é possível
Transformação

Rios despoluídos: 5 exemplos que mostram que a revitalização é possível

As principais cidades do mundo se desenvolveram em torno de um rio — desde Cairo, no Egito, às margens do…

Desafios do tratamento de efluentes e seus impactos na sociedade
Esgoto, Saneamento, sociedade e meio ambiente

Desafios do tratamento de efluentes e seus impactos na sociedade

Um dos principais desafios do Brasil atualmente é a universalização do saneamento básico, que inclui os serviços de abastecimento de…

4 exemplos da relação entre saúde e saneamento
Saneamento, sociedade e meio ambiente

4 exemplos da relação entre saúde e saneamento

No século 19, os londrinos sofriam com surtos de cólera que matavam milhares, causados pela água contaminada. O mau cheiro…

Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *