O poder público precisa investir na preservação do meio ambiente? Com certeza. As empresas devem repensar suas cadeias produtivas? De fato! Entretanto, há cuidados com o meio ambiente que você pode tomar imediatamente na sua casa.
Neste texto, você verá como o envolvimento genuíno de cada indivíduo com cuidados com o meio ambiente é importante. Além disso, descobrirá algumas dicas para começar a preservar o nosso planeta agora mesmo.
Quer tomar as melhores ações? Então, veja quais são as principais atitudes para isso. Boa leitura!
O envolvimento genuíno com cuidados com o meio ambiente
Assuntos como água, esgoto e reciclagem muitas vezes não são considerados por boa parcela da população. Com isso, algumas práticas importantes para cuidar do meio ambiente e garantir uma vida mais saudável para todos os seres vivos acabam sendo deixadas de lado.
Cada pessoa deve entender que, ao fazer parte da sociedade, precisa ajudar a preservar o meio em que vivemos para garantir o futuro do planeta. Quando maus hábitos são adotados, é a própria vida que é prejudicada.
Embora muitas pessoas saibam disso, é comum transferir a responsabilidade apenas para os governos ou para as empresas. Outra desculpa comum é dizer que uma pessoa sozinha não poderá contribuir para a mudança de toda a sociedade.
Entretanto, a verdade é que você é parte fundamental dessa mudança. Além de praticar boas ações, você pode incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Nesse caso, pequenos impactos importam. Veja agora o que você pode fazer pelo nosso planeta.
6 dicas para você contribuir com cuidados com o meio ambiente
Ainda que você não possa mudar o mundo, é possível fazer muito pelo meio ambiente e impactar positivamente o local em que você vive. Veja agora quais são as melhores dicas.
1. Usar ralinho na pia da cozinha
Você sabia que o resto de alimentos pode causar o entupimento e rompimento da tubulação e até mesmo o retorno do esgoto para dentro de casa ou para a rua? Por isso, é preciso se certificar de que restos de comida não se encaminhem para o esgoto. Afinal, esgoto não é lixeira.
Resolver o problema não é uma tarefa difícil — basta comprar um ralinho para ser utilizado na pia da cozinha. Com isso, os restos de alimento serão filtrados e você poderá descartá-los separadamente junto ao lixo orgânico.
Assim, você evitará os transtornos de ter a tubulação de sua cozinha entupida ou com cheiro de esgoto. Afinal, ninguém quer ter que lidar com sujeira retornando pelos ralos, certo?
2. Não descartar óleo no ralo ou no vaso sanitário
Da mesma forma, você não deve, de maneira alguma, descartar o óleo de cozinha nos ralos ou em vasos sanitários. Depois que a gordura esfria, ela endurece e se une a outros materiais, criando uma crosta que se fixa nas paredes das tubulações, entupindo-as.
A alternativa ao descarte é a reciclagem. Basta esperar que o óleo esfrie, coar para eliminar os resíduos de alimentos, armazená-lo em garrafas plásticas e levá-las para locais especializados nesse tipo de coleta seletiva ou para postos de entrega voluntária. Desse modo, ele é encaminhado para a reciclagem e pode ser transformado em biodiesel, por exemplo.
Além de evitar problemas nas tubulações, você não deseja poluir o meio ambiente, não é mesmo? Por isso, também não despeje o óleo diretamente na terra.
3. Evitar que pelos e cabelos desçam pelo ralo do banheiro
É comum que pelos e cabelos se acumulem e fiquem presos ao ralo do banheiro. Entretanto, há motivos para você se preocupar em removê-los antes que desçam pelo encanamento. Como os problemas relacionados acima, os cabelos também são grandes vilões para entupir as tubulações.
Por isso, o ideal é evitar que eles fiquem presos por muito tempo no ralinho, já que além de descer para a rede de esgoto, poderão entupir a própria tubulação da residência, gerando uma série de problemas e demandando medidas desagradáveis para desentupimento.
Perde muito cabelo ao lavar? Tente recolhê-los imediatamente. Além disso, evite se barbear utilizando a água que vai diretamente para a tubulação. E, ao limpar o banheiro, não jogue o restante de cabelo ou de pelos no ralo. O ideal é utilizar o lixinho.
4. Descartar apenas o que não é reciclável no lixo do banheiro
O lixo do banheiro é, predominantemente, utilizado para o descarte de materiais não reutilizáveis. Por isso, use-o apenas para se desfazer do que não for reciclável. Há itens, como rolinho de papel higiênico, embalagem de pasta de dente, escovas de dentes ou litro de desinfetante, que não devem ser armazenados nesse lixo. Quando isso acontece, o material que poderia ser reciclado é encaminhado para lixões ou aterros e levam anos e anos para se decomporem.
5. Não jogar fio dental no ralo ou no vaso sanitário
Da mesma forma que os cabelos, o fio dental também é um vilão para o entupimento tanto das tubulações da casa quanto da rede de esgoto. Nesse caso, a regra é simples: utilizou, descartou no lixo. O fio dental, assim como os cabelos, se enroscam com outros itens descartados incorretamente e podem virar uma massa que entope a tubulação.
Assim, se você estiver em outros locais ao usar o fio dental, guarde-o até uma oportunidade de descartá-lo. Ao banho, por exemplo, não deixe que ele escorra pelo ralo e descarte-o ao sair. Se estiver no vaso sanitário, jogue-o no lixo.
6. Tomar banhos rápidos
Algo que você pode fazer imediatamente para ajudar o meio ambiente e ainda economizar ao fim do mês é tomar banhos rápidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5 minutos é o tempo ideal para conseguir um uso sustentável de água e energia.
Com isso, você contribuirá de diversas formas. Além de diminuir a utilização da água, um bem não renovável, também economizará recursos energéticos que, por vezes, não são fornecidos por fontes limpas. Como resultado, utilizará menos água e energia, tendo contas mais baratas. Quem disse que cuidar do meio ambiente não traz benefícios diretos e rápidos para você?
Cuidados com o meio ambiente são fundamentais para a manutenção da vida na Terra — e com qualidade. Ainda que as empresas e o poder público tenham responsabilidade, a população também deve fazer a sua parte.
Portanto, que tal começar a praticar as melhores ações? É verdade que sozinho você não conseguirá mudar o mundo, mas poderá influenciar várias pessoas a praticarem o mesmo e transformar a realidade ao seu redor. Além de tudo isso, economizará na conta de água, energia e até com a manutenção de tubulações. Legal, né?
Quer ver mais dicas sobre cuidados com o planeta? Então, veja 3 perigos do lazer de crianças em locais sem saneamento. Esperamos por você!
BRK
Related posts