Sua casa ainda não foi conectada à rede de abastecimento de água da sua cidade? Está concluindo uma construção e tinha deixado o assunto para depois? Então, está na hora de requisitar a ligação de água do seu imóvel junto à concessionária prestadora do serviço. Só com esse cuidado dá para garantir a qualidade da água que você e sua família vão consumir no dia a dia.
A ligação à rede dá a segurança de saber a origem da água que abastece sua residência, que vem de estações de tratamento fiscalizadas pelo poder público e agências reguladoras. A instalação do hidrômetro também ajuda no controle do consumo mensal de cada casa e permite o mapeamento das necessidades dos usuários, além do planejamento de investimentos futuros na rede de abastecimento.
As vantagens são inúmeras, e para fazer a ligação, só é preciso cumprir alguns requisitos. Reúna os documentos e faça parte da rede de abastecimento de água da sua cidade.
Siga os passos e faça sua ligação de água
1. Instale a caixa de proteção
A caixa que abrigará o hidrômetro deve ser instalada em uma estrutura de alvenaria, devidamente nivelada, e sua base deve estar a 1 metro de altura do terreno.
2. Providencie o tubo corrugado
O tubo deve ser instalado na parede do imóvel, 15 centímetros abaixo do terreno, para interligar a caixa padrão à rua.
3. Não se esqueça do registro
Um registro controlador deve ser instalado na tubulação que interliga a caixa de proteção do hidrômetro ao seu imóvel. O registro deve ser colocado na parte externa da caixa, mas ainda dentro do seu terreno ou lote.
4. Reúna os documentos
Para promover a ligação de água, a documentação exigida costuma ser a seguinte:
- Contrato ou escritura do imóvel
- Carnê do IPTU ou do Incra, para imóveis na zona rural
- CPF e RG do proprietário do imóvel
- Projeto da obra, somente nos casos em que a ligação solicitada for de grande porte.
5. Solicite a ligação
A montagem do cavalete e a ligação de água serão executadas pelos encanadores da concessionária.
Caso sua cidade seja atendida pela BRK Ambiental, acione os canais de atendimento disponíveis e faça o pedido.
Atenção! Na montagem das instalações, exija equipamentos com certificado de homologação do fabricante.
O que você achou deste conteúdo? Siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.
