Sua casa ainda não foi conectada à rede de abastecimento de água da sua cidade? Está concluindo uma construção e tinha deixado o assunto para depois? Então, está na hora de requisitar a ligação de água do seu imóvel junto à concessionária prestadora do serviço. Só com esse cuidado dá para garantir a qualidade da água que você e sua família vão consumir no dia a dia.

A ligação de água à rede de abastecimento dá a segurança sobre a origem da água que abastece sua residência, que vem de estações de tratamento fiscalizadas pelo poder público e por agências reguladoras. A instalação do hidrômetro também ajuda no controle do consumo mensal de cada casa e permite o mapeamento das necessidades dos usuários, além do planejamento de investimentos futuros na rede de abastecimento.

As vantagens são inúmeras e, para fazer a ligação, só é preciso cumprir alguns requisitos. Reúna os documentos e faça parte da rede de abastecimento de água da sua cidade. Confira o post, saiba os passos e faça sua ligação de água!

Qual é a importância de fazer a ligação de água de maneira correta?

Ninguém vive sem água, afinal, precisamos dela diariamente tanto para beber como para manter nossa casa limpa e organizada. A qualidade da água que chega na sua torneira passa por etapas de tratamento que a tornam segura para o consumo humano.

Quando a água deixa as estações de tratamento, ela é distribuída pelas companhias de abastecimento de água, que a levam até as residências, garantindo sua potabilidade. Elas só conseguem transportar a água até sua casa se houver essa ligação, já que a tubulação principal não adentra as propriedades privadas. Por isso, fazer a ligação de maneira correta é tão importante, pois garante a qualidade da água que vai abastecer sua família.

Quando você se conecta à rede pública de distribuição de água, você se torna cliente da companhia de sanamento, com deveres como pagar a conta de água em dia, e direitos como o de receber água tratada em casa e poder ter auxílio da companhia caso surja algum problema na distribuição.

Quais são os passos para fazer a ligação de água?

Para fazer a ligação de água, normalmente as concessionárias solicitam que o cliente siga o passo a passo abaixo. Esse é o protocolo básico, que pode ter pequenas mudanças dependendo da companhia de abastecimento da sua cidade.

1. Instale a caixa de proteção

A caixa que abrigará o hidrômetro, chamada de caixa de proteção, deve ser instalada em uma estrutura de alvenaria, devidamente nivelada, e sua base deve estar a 1 metro de altura do terreno.

No caso de prédios, a medição pode ser feita de duas formas: de maneira coletiva ou individual. Para os imóveis com medição individual, é necessário instalar um hidrômetro para cada residência, e a atenção deve ser redobrada ao fazer a instalação. Afinal, ninguém quer pagar por uma água que o vizinho está consumido, não é?

2. Providencie o tubo corrugado

O tubo corrugado deve ser instalado na parede do imóvel interligando a caixa padrão à rua, e deve estar 15 centímetros abaixo do terreno.

3. Não se esqueça do registro

Um registro controlador deve ser instalado na tubulação que interliga a caixa de proteção do hidrômetro ao seu imóvel. O registro deve ser colocado na parte externa da caixa, mas ainda dentro do seu terreno ou lote.

4. Reúna os documentos

Para promover a ligação de água, reúna a documentação exigida, costuma ser a seguinte, e leve até a loja de atendimento da concessionária:

  • contrato ou escritura do imóvel;
  • carnê do IPTU ou do Incra, para imóveis na zona rural;
  • CPF e RG do proprietário do imóvel;
  • projeto da obra, somente nos casos em que a ligação solicitada for de grande porte.

5. Solicite a ligação

A montagem do cavalete e a ligação de água serão executadas pelos encanadores da concessionária. Caso sua cidade seja atendida pela BRK Ambiental, acione os canais de atendimento disponíveis e faça o pedido.

Quais são os perigos de fazer ligação clandestina de água?

Fraudar a ligação de água traz inúmeros malefícios para a população e, principalmente, para o infrator. Isso acontece quando o proprietário de um imóvel se interliga indevidamente à rede de distribuição. Essa atitude é considerada um crime contra o patrimônio, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

O crime é passível de multa e reclusão de 1 a 4 anos. Essa ação pode prejudicar o próprio consumidor e até seus vizinhos, visto que as ligações indevidas podem contaminar a água que circula pela rede pública, trazendo consequências para a saúde. Se você conhece alguém que tem uma ligação clandestina de água no imóvel, é possível fazer uma denúncia anônima à companhia de abastecimento da sua cidade. Esse tipo de ação deve ser identificado e combatido o mais rápido possível.

Viu como é fácil fazer a ligação de água da sua casa? Lembre-se de que, para a montagem das instalações, são necessários equipamentos com certificado de homologação do fabricante. Além disso, fique atento para as instalações feitas de maneira incorreta, que podem causar problemas para você e seu imóvel e prejuízos para você.

Gostou do nosso conteúdo? Então leia o nosso post sobre os impactos dos vazamentos de água e aprenda a identificar os sinais desse problema na sua residência!