Quem é que evita que a população fique doente, que doenças se espalhem pelas cidades ou que problemas de fundo sanitário virem uma dor de cabeça? Se você pensou apenas em médicos, errou! Na verdade, essas competências tão importantes e preventivas cabem também ao gari, o profissional responsável pela limpeza urbana, mas que nem sempre é lembrado ou valorizado.

Neste texto, vamos abordar a importância do trabalho realizado por esse profissional, as competências do seu serviço e de que forma a sociedade pode contribuir para evitar a propagação do lixo e de doenças com ações simples, como a reciclagem. 

Se você quer saber como ajudar esses heróis da limpeza urbana, continue lendo e descubra como fazer sua parte! 

Conheça a limpeza urbana e a sua importância para a sociedade 

Mesmo se todo mundo fosse educado e não descartasse lixo inadequadamente nas ruas, ainda assim precisaríamos do trabalho dos garis. A vertente mais conhecida são os varredores de rua, que recolhem resíduos que deixamos pra trás, mas também retiram folhas que caem das árvores, sujeiras de animais, como pombos, e esvaziam as lixeiras públicas. 

Outra figura popular é a do profissional que passa em nossas casas para recolher o lixo que acumulamos e dar um fim adequado a ele. Contudo, os garis também fazem: 

  • capinas de canteiros e das ruas; 
  • limpeza de praias, córregos e encostas; 
  • preservação de bueiros e ralos públicos; 
  • manutenção e limpeza de túneis, viadutos e mobiliário urbano (estátuas e monumentos); 
  • limpeza e varrição pós-eventos, como feiras livres e afins . 

Mesmo sendo uma profissão de suma importância, o gari nem sempre é valorizado em nossa sociedade. No entanto, são eles que cuidam das 230 mil toneladas de lixo que os brasileiros produzem por dia, dando a destinação correta para esses resíduos. 

Ou seja, é impossível pensar no bom funcionamento de uma cidade, qualquer que seja, sem a figura do profissional de limpeza urbana. Ele é o responsável por deixá-la limpa, arrumada, agradável para os moradores e turistas e livre de vetores de doenças que podem surgir a partir do acúmulo do lixo.  

Conheça os deveres dos moradores de uma cidade limpa 

Além de valorizar adequadamente esses profissionais, há diversas atitudes simples que os cidadãos podem tomar para melhorar o trabalho dos garis, contribuir para a manutenção das cidades e tornar o planeta um lugar melhor, mais limpo, com o devido cuidado com o meio ambiente

Descarte o lixo corretamente 

Parece conselho que se dá às crianças, mas muita gente precisa ser lembrada de que não se pode jogar lixo no chão, nas ruas ou em rios. Afinal, esse descarte incorreto gera uma série de problemas, como o aparecimento de pragas urbanas, como ratos, baratas e moscas — que causam inúmeras doenças. Esses dejetos também entopem os bueiros, o que pode levar a enchentes durante as chuvas.

Ainda, o lixo nas ruas provoca mau cheiro e traz uma imagem ruim da cidade para moradores e turistas. Por isso, é fundamental que as pessoas joguem o lixo no lixo, para preservar a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar de todos e todas, além de facilitar o trabalho dos garis.   

Respeite os horários e dias de coleta de lixo 

Outra indicação simples e de grande efeito para a limpeza urbana é a de respeitar os horários e dias de coleta de lixo na sua cidade. Se você sabe que o carro da companhia de limpeza só passa em determinados dias da semana, fica mais fácil de se organizar e depositar o lixo apenas quando ele será recolhido.

Quando os resíduos sólidos ficam expostos na rua por muito tempo, eles acabam atraindo bichos e correm o risco de serem atingidos por chuvas. Isso contribui para que o lixo se espalhe e chegue aos rios pelas redes de água pluvial, causando sujeira, entupimentos e transtornos para as cidades e o meio ambiente. Cuide do seu lixo até o dia da coleta. A cidade agradece.  

Recicle o lixo 

Que tal ajudar o planeta reciclando o seu lixo?Separe tudo o que for descartar de acordo com a origem do material: metal, papel, vidro e plástico. Já o lixo orgânico pode ir para uma composteira e virar adubo para o jardim e a horta. Entre em contato com a companhia de limpeza urbana da sua cidade e solicite a coleta seletiva para o seu endereço.

Mesmo que ela não esteja disponível, jogue o lixo fora já separado. Isso facilita o trabalho de catadores nos lixões, que levam o material para reciclagem. Com uma ação simples, você ajuda o planeta e outras pessoas que trabalham com detritos! 

Se você mora em condomínio, experimente ainda levar essa proposta à administração do espaço, para a instalação de lixeiras de coleta seletiva. 

Reduza o consumo e a quantidade de lixo

Outra iniciativa que pode ser colocada em prática é a de repensar certos hábitos de consumo. Por exemplo, ao ir ao mercado, você precisa mesmo de todos os saquinhos plásticos que recolhe para colocar frutas e verduras? Que tal fazer uso de bolsas retornáveis e abandonar as sacolas de plástico? E o que acha de usar cascas de legumes e frutas, o chamado lixo orgânico, para fazer adubo para as suas plantas? É menos lixo no mundo e com destinação inteligente!

Colabore com a limpeza das ruas 

Mais uma ideia simples e muito fácil de ser implementada: não jogue lixo nas ruas! Colabore com a limpeza urbana, descartando o lixo nas lixeiras disponíveis na sua cidade. Caso elas estejam cheias ou indisponíveis, guarde o resíduo para descartar na próxima lixeira ou em casa. Lembre-se: é o seu lixo, sua responsabilidade! 

Como vimos, a limpeza urbana realizada pelos garis é de fundamental importância para a saúde de uma cidade e de sua população. Sem ela, o espaço viraria um caos de sujeira e lixo por todos os lados e as doenças causadas pela falta de saneamento teriam muito mais facilidade em se proliferar.

Portanto, devemos valorizar esses profissionais e facilitar o seu trabalho, fazendo a nossa parte para manter as ruas limpas, depositando o lixo nas lixeiras, cuidando para colocar o lixo para fora somente nos dias de coleta e promovendo ações de reciclagem. São ideias simples, mas que mostram a sua consciência e educação como cidadão e preocupação com o planeta. 

Se você curtiu esse nosso conteúdo sobre limpeza urbana e os garis, que tal conhecer o nosso artigo sobre o papel fundamental dos profissionais do saneamento básico para a população?