O Brasil é um país que tem uma grande faixa litorânea: são mais de 7 mil quilômetros de praias. No entanto, algumas delas estão impróprias para banho e precisam ser evitadas. As causas da poluição são inúmeras, mas a mais comum é o despejo de esgoto sem tratamento no mar, o que representa risco para a saúde de banhistas, animais e plantas marinhas.
Nem sempre é possível ver a contaminação que torna as praias impróprias para banho. Por isso, periodicamente, a água das praias é avaliada por órgãos reguladores, que fazem uma análise dos coliformes fecais presentes e atestam ou não sua qualidade.
Pensando nisso, reunimos 10 praias impróprias para banho e apresentamos os riscos que elas oferecem aos banhistas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e informe-se já!
Entenda os motivos de algumas praias estarem impróprias
No Brasil, todas as semanas são divulgados boletins sobre a qualidade da água de mais de 2 mil praias. Quem emite os pareceres são os órgãos ambientais vinculados aos governos dos estados com acesso ao mar. Questões como a densidade demográfica da região, o lançamento de esgoto sem tratamento e, claro, a presença de microrganismos na água ou na areia podem afetar essa classificação.
Conheça os critérios que podem influenciar na qualidade da água:
- regiões muito populosas: quanto mais populosa é a região, mais ela precisa de infraestrutura. Muitas cidades litorâneas possuem uma infraestrutura de saneamento que atende já de forma precária a população residente, e não dá conta da demanda de veranistas. Praias muito populosas e que recebem muitos turistas costumam sofrer mais com a poluição e a destruição de de seus ecossistemas.
- chuvas: a incidência de chuvas altera a balneabilidade de certas praias, já que há muito carregamento de dejetos para a areia e o mar. Logo após uma chuva muito forte, evite o banho;
- presença de lixo e esgoto: lugares que não têm uma boa infraestrutura sofrem com a falta de coleta de lixo e tratamento de esgoto. Sem saneamento básico adequado, a qualidade da água das praias pode ficar imprópria para banho, mesmo que o mar aparente estar limpo;
- presença de coliformes fecais: são as bactérias e microrganismos de vários tipos que vivem no intestino de animais de sangue quente e que podem estar presentes na água e na areia por vários motivos, como o lançamento de esgoto sem tratamento. Se a quantidade desses coliformes, também chamados de termotolerantes, for alta, a praia está suja e imprópria para o banho. A regulação também testa para a presença de enterococos e da bactéria Escherichia coli.
Veja os prejuízos de frequentar praias poluídas
Os principais prejuízos para quem frequenta praias impróprias para banho estão relacionados à saúde das pessoas. A contaminação das praias geralmente se dá pela presença de bactérias, vírus e protozoários na água, na areia ou em ambos, que podem causar diversas doenças nos seres humanos.
A poluição geralmente acontece pelo despejo de esgoto sem tratamento nessas áreas, ou da disposição muito próxima da orla, e pode ocasionar doenças como gastroenterite, micoses, viroses e, em casos mais graves, hepatite A. Ou seja, o que deveria ser um momento de lazer, vira um problema de saúde pública e um risco para você e sua família.
As doenças de veiculação hídrica, em sua maioria, são fáceis de tratar. Porém, têm sintomas como diarreia, vômito e febre, o que impacta bastante o dia a dia das pessoas. Em outros casos, tratamentos como o de micoses — uma infecção causada por fungos que causa sintomas como coceira, vermelhidão, aparecimento de manchas brancas e/ou descamação da pele —, demanda uso de medicamentos e o tratamento pode durar longos períodos.
Outra via de contágio bastante comum é por meio da ingestão de comida contaminada, que teve contato com água poluída. Assim, se for se alimentar na praia, procure saber como são lavados os alimentos e os utensílios do restaurante para evitar problemas como a gastroenterite.
Mas o caso pode ser mais grave quando a água contaminada contém o vírus que transmite a hepatite A. Ela pode ser transmitida por meio de alimentos, principalmente frutos do mar — como moluscos, que filtram grande volume de água e acabam retendo o vírus —, ou pela ingestão da água infectada. É uma doença contagiosa que tem como sintomas cansaço, vômito, dor abdominal, olhos e pele amarelados (icterícia) e urina escura.
É importante estar atento aos sinais dessas doenças e procurar atendimento médico assim que os sintomas surgirem, principalmente no caso de crianças e idosos, que podem ter complicações mais graves. Dessa forma, garante-se um tratamento adequado e uma recuperação mais rápida.
Conheça 10 praias impróprias para banho no Brasil
Listamos, a seguir, 10 praias brasileiras impróprias para banho. Essas informações são divulgadas pelos órgãos reguladores de cada estado e devem ser checadas periodicamente, já que a avaliação pode mudar de uma período de análise para outro.
Sudeste
1. Barra da Tijuca/RJ
O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que mais recebem turistas por ano. Apesar disso, uma das suas praias mais famosas teve trechos sinalizados como impróprio para banho: a Barra da Tijuca, uma delas na região conhecida como Quebra-Mar. A praia é contaminada, principalmente, pela Baía de Guanabara, que se encontra extremamente poluída e escoa para o litoral.
2. Ilhabela/SP
Famosa por suas praias, Ilhabela — ilha localizada no litoral norte do estado de São Paulo —, não anda cuidando tão bem delas assim. O local está com algumas de suas praias impróprias para banho, como a Itaquanduba e a Itaguçu. Mas as praias do Jabaquara e de Castelhanos ainda valem o passeio para quem estiver na região.
3. Santos/SP
Parece que a superpopulação de Santos está afetando a qualidade das praias do município. Considerada a 13ª cidade mais populosa do estado, com 433 mil habitantes, o lugar sofre com a poluição em quase todas as suas praias, como Ponta da Praia, Embaré, Gonzaga, Aparecida e Boqueirão.
Nordeste
4. Boa Viagem/PE
A praia de Boa Viagem fica localizada na zona sul de Recife, capital de Pernambuco. Ela é frequentada por vários turistas e moradores da região. Além do risco de ataque de tubarão, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) classificou um dos trechos da praia como impróprio para banho. Portanto, o banhista deve ter cuidado redobrado ao entrar na água.
5. Ondina/BA
Quem já foi a Salvador com certeza conhece Ondina. Famosa por fazer parte de um dos circuitos mais badalados do Carnaval, ela está na lista de praias impróprias. É possível conferir outras praias no site do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).
6. Redinha/RN
No Rio Grande do Norte, quem divulga os boletins semanais de balneabilidade é o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). A praia de Redinha se encontra entre as que estão impróprias para banho devido, principalmente, à quantidade de coliformes fecais encontrados na água.
7. Maragogi/AL
Famosa por atrair turistas do Brasil e do exterior, Maragogi, em Alagoas, anda deixando a desejar quando o critério é balneabilidade, medido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. Segundo o órgão, as praias só são consideradas próprias quando 80% ou mais das amostras obtidas não excedem um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água — valores que trechos da praia de Maragogi têm ultrapassado.
8. Tubarão/BA
A Praia de Tubarão, localizada no Paripe — subúrbio de Salvador —, já foi até refúgio de presidentes e autoridades por suas águas calmas e claras. Mas atualmente o derrame de esgoto tornou o lugar impróprio para o banho e para a comunidade pesqueira do lugar.
Sul
9. Lagoa da Conceição/SC
A Lagoa da Conceição fica em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Nessa região há vários bares e restaurantes que são bastante frequentados por turistas e moradores das redondezas. Quem faz o monitoramento das praias por lá é o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, e no site é possível verificar os pontos em que o banhista pode entrar na água com segurança.
10. Guaratuba/PR
Guaratuba é um município paranaense que fica próximo à divisa com Santa Catarina. As suas praias são bastante frequentadas, principalmente durante as férias. O Instituto Água e Terra é o órgão responsável pelo monitoramento da qualidade de água e, segundo o relatório mais recente de balneabilidade, alguns pontos da sua orla estão contaminados. Assim, é preciso estar atento às sinalizações colocadas na área informando sobre as condições da praia.
As praias impróprias para banho podem ser famosas, bonitas e até desertas. Por isso, antes de se jogar no mar, cheque a balneabilidade das águas. Se a qualidade da água dos lugares que você frequenta for reprovada por algum instituto, passe longe! É melhor deixar o mergulho para outra oportunidade e evitar que você e sua família se exponham a microrganismos que podem causar doenças e outros danos.
Se você curtiu o nosso texto e nossas orientações, siga as nossas redes sociais e acompanhe outras dicas sobre saneamento e novidades — estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no Youtube!
BRK
Related posts
10 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
a informação esta incorreta. a praia da barra pode até ser a mais suja, porém a contaminação não vem da baía de guanabara e sim, da lagoa da barra. uma conferida simples no google maps confirma isso.
A Bruna do outro comentário tá certa e na praia de boa viagem ao invés do “cuidado redobrado” NÃO ENTREM, só uma dica!
Quais as praias da Região dos Lagos impróprias para banho?
Oi, Miriam! Esse é um ponto que pode variar com frequência. Sugerimos acompanhar o boletim de balneabilidade das praias da região.
Só 10 praias? No nordeste, por exemplo, há no mínimo 15 praias impróprias para o banho, tais como, Ponta Negra, Redinha, Grossos, Praia do Meio e mediações, Tambaú, Manaíra, Cabo Branco e por aí vai… Esse levantamento é muito impreciso.
Oi, Normando! Você tem razão, no nosso texto, selecionamos 10 praia que, no momento da publicação, estavam impróprias para banho. Lembramos que a balneabilidade da praia é algo que pode mudar de um dia para o outro, a depender de outras características para além do saneamento básico.
Faltou Balneário Camboriú, a recordista em poluição do Brasil
Faltou Balneário Camboriú
Quais as praias são confiáveis?
Oi, Alexandra! Como essa informação pode mudar muito rapidamente, sugerimos que cheque diariamente as informações sobres as praias que irá frequentar.