
Mudança de hábito: onde economizar para reduzir o valor da conta de água
O esforço por um consumo mais consciente de água é importante para o futuro do planeta, mas também tem repercussões imediatas no…
Água
Os recursos hídricos são o coração da vida em nosso planeta. Compreender a sua natureza, tipos e distribuição é fundamental para garantir um futuro sustentável e saudável para as novas gerações.
No Brasil, existem desde os rios grandiosos que cortam as paisagens até os aquíferos subterrâneos (camadas rochosas permeáveis que retêm o líquido em seus poros e fendas), que sustentam as fontes de água potável.
Preparamos este post para apresentar os principais tipos, bem como a sua importância para a população. Vamos lá?
São todas as fontes de água disponíveis na natureza, como as águas superficiais e subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, consideradas bens públicos.
A seguir, apresentamos os dois tipos de recursos hídricos existentes conforme sua localização no planeta. Acompanhe!
São as águas que encontramos na superfície terrestre, como:
Em geral, esses recursos hídricos se movem em direção a um curso específico, formando bacias hidrográficas.
Nas terras brasileiras, existem rios que desempenham um papel vital no fornecimento de água para inúmeras atividades humanas e ecossistemas como:
Já os lagos e represas têm um papel muito importante no armazenamento de água, usada tanto para o abastecimento humano quanto para a irrigação agrícola e geração de energia.
São as águas que se encontram abaixo da superfície, armazenadas em aquíferos.
Essas reservas são fundamentais para a sustentação de poços e nascentes, que fornecem água potável para muitas comunidades ao redor do mundo.
Um exemplo desse tipo de recurso hídrico subterrâneo é o aquífero Guarani. Ele se estende por diversos países da América do Sul, incluindo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Com toda essa extensão, é conhecida como uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo.
Todo indivíduo deve ser consciente sobre a importância desses recursos e seu papel vital para a sustentabilidade do planeta. Afinal, a água é finita, e sua disponibilidade pode ser afetada por diversos fatores, como:
Como você pode perceber, conhecer mais sobre os recursos hídricos permite que as pessoas adotem práticas sustentáveis em seu dia a dia, evitando desperdício e poluição, o que contribui para a preservação desses bens tão preciosos.
E aí, gostou deste post? Então aproveite para seguir as páginas da BRK nas redes sociais para mais conteúdos relevantes sobre o assunto. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok, no LinkedIn e no YouTube. Até a próxima!
O esforço por um consumo mais consciente de água é importante para o futuro do planeta, mas também tem repercussões imediatas no…
Já ouviu falar na Declaração Universal dos Direitos da Água? Esse documento produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) há…
Sabemos que grande parte do planeta Terra é composto por água. Entretanto, o percentual de água doce e que oferece…
Uma nascente é o afloramento de um lençol freático e dará origem a uma fonte de água. Como o próprio…
Comentários